17/08/2025 15:43

17/08/2025 15:43

Viveiro da Águas Guariroba atinge meta de 80 mil mudas produzidas ainda em julho

Após reforma, estrutura ampliada em Campo Grande já beneficiou a bacia do córrego Guariroba e mais de 640 mil mudas foram doadas desde 2011.

Da Redação

Com estrutura ampliada, viveiro Isaac de Oliveira atingiu a meta anual de produção de mudas em julho de 2025 e reforça ações de restauração nas bacias do Guariroba e Lageado (Foto: Águas Guariroba/Divulgação).

A Águas Guariroba atingiu, ainda em julho de 2025, a meta anual de 80 mil mudas produzidas em seu viveiro Isaac de Oliveira, localizado em Campo Grande. A ampliação realizada em 2024 permitiu que a capacidade de produção anual saltasse de 50 mil para 80 mil mudas, atendendo à crescente demanda por recomposição vegetal nas bacias dos córregos Guariroba e Lageado.

Até a última semana, o viveiro já havia produzido 80.142 mudas de 85 espécies nativas do Cerrado, com destino a instituições parceiras que realizam o plantio. Um dos principais focos é a recomposição da bacia do córrego Guariroba, onde a concessionária mantém parceria com produtores rurais para restaurar áreas degradadas e ampliar a disponibilidade hídrica da principal captação superficial da cidade.

Segundo o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, a restauração ambiental da região tem impacto direto na geração de água. Já o gerente de Meio Ambiente e Qualidade, Fernando Garayo, destaca que estudos apontam aumento de 10% na vazão do córrego Guariroba nos últimos anos, resultado direto das ações de preservação e plantio conduzidas pela empresa.

As espécies mais produzidas nos primeiros sete meses deste ano foram Ipê Roxo, Tarumã e Jacarandá. O mês de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, concentrou uma série de ações de doação e plantio.

“Fizemos parcerias com diversas instituições e doamos mais de 2 mil mudas apenas naquela semana. Também promovemos distribuição de mudas no centro da cidade, o que foi um grande sucesso”, informou o analista de Meio Ambiente da Águas Guariroba, Carlos Leal.

Criado em 2011, o viveiro Isaac de Oliveira já doou mais de 640 mil mudas ao longo de seus 14 anos de existência. A estrutura foi ampliada em 245 metros quadrados para atender não apenas a Capital, mas também municípios do interior.

O foco das ações é a restauração de matas ciliares e proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs).Interessados em solicitar mudas podem acessar o formulário online disponível no site da concessionária. Os pedidos passam por avaliação da equipe técnica do setor de Meio Ambiente, que analisa a viabilidade e o destino das mudas.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress