16/12/2025 13:37

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Suzano e Natura firmam parceria para desenvolver soluções sustentáveis em embalagens

Acordo assinado durante a COP30 prevê chamada pública para impulsionar alternativas de baixo carbono e descarbonização da cadeia produtiva.

Da Redação

Memorando de Entendimento prevê o desenvolvimento de soluções sustentáveis para embalagens. (Foto: Suzano/Divulgação).

Suzano e Natura assinaram, no dia 28 de novembro, um Memorando de Entendimento para discutir a estrutura de uma colaboração voltada ao desenvolvimento de soluções sustentáveis na produção de embalagens para o setor de cosméticos. A iniciativa tem como foco a redução das emissões de carbono, a descarbonização da cadeia produtiva e o fortalecimento da economia regenerativa, a partir de inovação e uso de matérias-primas renováveis.

A aliança estratégica foi formalizada durante a COP30, realizada em Belém, e prevê o lançamento de uma chamada pública para integrar centros de pesquisa, empresas e startups comprometidos com práticas ambientais responsáveis. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de soluções aplicáveis à produção de embalagens para cosméticos, como frascos, potes, tampas e outros recipientes, além de embalagens flexíveis, filmes e coatings compatíveis com as exigências do setor.

O processo contará com um comitê de avaliação multidisciplinar, que irá analisar as propostas com base em três critérios prioritários: utilização de fonte renovável, biodegradabilidade e possibilidade de reciclabilidade. A expectativa é fomentar tecnologias e materiais que atendam às demandas da indústria, ao mesmo tempo em que reduzam impactos ambientais ao longo do ciclo de vida das embalagens.

A parceria reforça a estratégia da Suzano, que integra inovação e sustentabilidade em seu modelo de negócios, com foco no desenvolvimento de soluções renováveis para diferentes indústrias, entre elas a de embalagens. A empresa possui um portfólio baseado em matéria-prima renovável, biodegradável e reciclável, como a linha de papéis para embalagens Greenpack®. A iniciativa também está alinhada às metas da Natura, que busca ampliar parcerias voltadas à regeneração do planeta.

Atualmente, a Natura tem como meta que 100% de suas embalagens sejam reutilizáveis, refiláveis, recicláveis ou compostáveis até 2030. Em 2024, o índice de uso desses materiais para as marcas Natura e Avon na América Latina alcançou 84,6%. A empresa foi eleita a mais sustentável do mundo pelo Brand Blueprint Awards, da Kantar.

Segundo o diretor de Operações Comerciais da Unidade de Papel e Embalagem da Suzano, André Junqueira, a trajetória centenária da companhia permitiu avanços contínuos em inovação a partir da fibra do eucalipto, indo além da produção tradicional de celulose e papel. Para ele, a parceria contribui diretamente para metas globais de descarbonização e demonstra o potencial da ciência e da inovação quando alinhadas à sustentabilidade.

Para o diretor de Pesquisa Avançada da Natura, Romulo Zamberlan, a inovação orientada pela sustentabilidade é um pilar estratégico da empresa. Ele destaca que a transformação das embalagens depende de colaboração e do desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono, e que a união com a Suzano acelera a descoberta de materiais mais circulares e regenerativos, alinhados ao compromisso da Natura de se tornar uma empresa regenerativa até 2050.

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