Levantamento do IPF/MS e Sebrae MS aponta movimentação prevista de R$ 354 milhões no Estado.
Redação.

A intenção de compra dos sul-mato-grossenses para a Black Friday 2025 revela que 52% dos consumidores devem participar da data, 78% pretendem comprar on-line e o gasto médio previsto é de R$ 454,73, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS) em parceria com o Sebrae MS. O levantamento também estima que o evento deve movimentar R$ 354 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul, número 18% menor do que o registrado no ano anterior.
A economista do IPF/MS, Ludmila Velozo, explica que, mesmo diante da redução no volume financeiro, a data segue estratégica para o varejo estadual. Ela afirma que o consumidor está mais atento e racional. “A Black Friday continua sendo um momento relevante para o comércio, especialmente pelo aumento do tráfego digital e pelo planejamento de compras por parte dos consumidores. O que observamos em 2025 é um comportamento mais racional, em que o cliente compara preços, prioriza itens de maior necessidade e busca descontos realmente vantajosos. Isso explica tanto a queda no volume total quanto a manutenção do interesse pela data”, analisa.
Entre os entrevistados que pretendem consumir, a preferência pelo ambiente digital é ampla. Além dos 78% que comprarão on-line, 23% afirmam que irão às lojas físicas. Para quem vai às compras presenciais, o centro é o principal destino, com 43%, seguido pelos shoppings, com 27%, galerias, com 13%, e bairros, com 12%. Sobre o tíquete médio, a maior concentração está entre consumidores que devem gastar entre R$ 300 e R$ 400, faixa citada por 21%, e entre R$ 200 e R$ 300, mencionada por 20%. O perfil predominante dos entrevistados inclui trabalhadores com carteira assinada, com 51%, empresários, com 16%, autônomos, com 14%, e funcionários públicos, com 12%.
A pesquisa também aponta o que os sul-mato-grossenses pretendem comprar. Produtos para o trabalho lideram as intenções, com 21%, seguidos por notebooks e computadores, com 20%. Móveis, eletrodomésticos e eletrônicos aparecem com 19%, enquanto tablets e celulares somam 14% das preferências. Além disso, 10% dos entrevistados ainda não decidiram o que comprarão.
Entre aqueles que não pretendem participar da Black Friday, 53% afirmam ter desconfiança em relação aos descontos oferecidos. A incerteza econômica influencia 20% dos consumidores, enquanto 10% dizem estar receosos em gastar. Outros 18% relatam que não participarão da data por falta de dinheiro.
O levantamento ouviu 1.982 pessoas entre os dias 3 e 8 de novembro, em Bonito, Campo Grande, Coxim, Corumbá/Ladário, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. A margem de erro varia entre 5% e 6%, com intervalo de confiança de 95%. Segundo o IPF/MS e o Sebrae MS, mesmo com a cautela identificada, a Black Friday permanece como uma das datas mais relevantes para o comércio em Mato Grosso do Sul.





