Evento do Sebrae/MS reuniu empresárias de Brasilândia, Paranaíba e Três Lagoas, fortalecendo o empreendedorismo feminino na Costa Leste de Mato Grosso do Sul.
Da Redação

Com o objetivo de ampliar a visibilidade de produtos e serviços, estimular a troca de experiências e fortalecer o protagonismo feminino no cenário empresarial, o Sebrae/MS promoveu, na noite desta segunda-feira (10), a Sessão de Negócios Impulsiona +, em Três Lagoas.
Realizado no Escritório Regional do Sebrae, o encontro reuniu cerca de 60 empreendedoras de Brasilândia, Paranaíba e Três Lagoas, participantes dos programas Sebrae Delas, ALI Produtividade e Move+, e proporcionou um espaço voltado à geração de oportunidades e parcerias de negócios.
De acordo com a gerente regional do Sebrae na Costa Leste, Josi Signore, o evento teve como foco o fortalecimento da rede de mulheres empreendedoras do território. “Acreditamos que conexões bem-feitas geram negócios sustentáveis e colaborativos. Este evento representa uma etapa dentro de uma jornada contínua de crescimento das empreendedoras. Fortalecer o empreendedorismo feminino é um compromisso que cumprimos ao longo de todo o ano”, destacou Josi.
Durante a programação, cada participante teve a oportunidade de apresentar seu negócio, trocar contatos estratégicos e conhecer potenciais parceiras e clientes. O encontro também contou com a presença de representantes de entidades como a Associação dos Bares e Restaurantes da Costa Leste de Mato Grosso do Sul (Abrasel-TL) e a Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul (Acla-MS), além de instituições financeiras como a Caixa e o Sicredi.
O ambiente foi marcado por dinâmicas de networking, momentos de inspiração e relatos de superação, reunindo empreendedoras de diversos segmentos, entre eles gastronomia, estética e beleza, artesanato, vestuário, marketing e economia criativa.
A empresária Adriana Souza Andrade Castanha, de Paranaíba, que atua em diferentes áreas, como posto de combustíveis, loja de conveniência, lavanderia express e hotel, participou da rodada em busca de novos fornecedores e soluções de mercado.
“Sempre busco qualificação no Sebrae e não perco um evento. Vim nesta sessão para encontrar profissionais de marketing e fornecedores de outros serviços que demandamos, além de fortalecer meu networking. O Sebrae ajuda a me atualizar e encontrar oportunidades para crescer com mais segurança”, afirmou.
De Brasilândia, a empreendedora Anilaidy da Silva Freitas, dona da marca “Mimos de Ny”, destacou o impacto do Sebrae Delas em sua trajetória. “Sempre fui muito tímida, mas depois que entrei no Sebrae Delas aprendi a me comunicar melhor e isso aumentou minha visibilidade e as vendas. Participar de eventos assim me ajuda a destravar e mostrar o que eu sei fazer para outras pessoas”, contou.
Para Maíra Gimenes, da TM Arte Gráfica, de Três Lagoas, a Sessão de Negócios foi uma oportunidade de expansão. “Participo dos eventos do Sebrae porque são fundamentais para ampliar o networking e fechar novas parcerias. Aqui, os pequenos negócios ganham visibilidade e isso faz toda a diferença”, disse.
A Costa Leste de Mato Grosso do Sul vem registrando crescimento na participação feminina no empreendedorismo. As mulheres representam parcela significativa dos Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados na região, resultado do avanço de políticas públicas e programas de capacitação promovidos pelo Sebrae e parceiros.
A Sessão de Negócios Impulsiona + integra o conjunto de ações do Sebrae/MS voltadas à valorização do empreendedorismo feminino, com foco na geração de renda, autonomia econômica e desenvolvimento territorial.





