05/11/2025 00:24

05/11/2025 00:24

5º Concurso de Trabalhos Finais de Graduação do CAU/MS terá prêmio inédito com viagem aos vencedores

Edição valoriza a produção acadêmica e premia os melhores projetos em arquitetura, urbanismo e paisagismo em Mato Grosso do Sul.

Da Redação

Concurso do CAU/MS premia os melhores Trabalhos Finais de Graduação em arquitetura e urbanismo com viagem inédita para os vencedores. (Foto: Freepik).

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS) lançou o 5º Concurso de Trabalhos Finais de Graduação (TFG) das Instituições de Ensino Superior do estado. A iniciativa tem como objetivo valorizar a produção acadêmica em arquitetura e urbanismo, além de incentivar a discussão sobre a qualidade do ensino na formação de novos profissionais.

Nesta edição, pela primeira vez, o concurso premiará os primeiros colocados de cada categoria com uma viagem. As categorias definidas pela Comissão de Ensino e Formação do CAU/MS são: Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Regional, e Arquitetura da Paisagem.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, que classificará os projetos em primeiro, segundo e terceiro lugares. Os prêmios serão: notebook e vale-viagem para o 1º lugar, cadeira de escritório para o 2º lugar, monitor de 23,8 polegadas para o 3º lugar, além de menção honrosa com premiação de uma trena a laser digital.

O presidente do CAU/MS, Paulo Cesar do Amaral, destacou a importância da iniciativa. “Quando encerramos a graduação, precisamos desse tipo de ação, que valorize os esforços da comunidade acadêmica, tanto os estudantes quanto os professores e as próprias instituições”, afirmou.

Podem participar do concurso trabalhos finais de graduação aprovados em 2025 por instituições públicas ou privadas de Mato Grosso do Sul. As inscrições estarão abertas de 1º a 20 de dezembro de 2025 e deverão ser realizadas pelas instituições de ensino, via e-mail secretariageral@caums.gov.br. O envio dos TFGs e documentos complementares poderá ser feito a partir de 18 de janeiro de 2026.

Entre os critérios de avaliação estão relevância social, complexidade e conceitos referenciais, adequação ao território e implantação, aspectos funcionais e estruturantes, desenvolvimento técnico e cumprimento das normas e legislações vigentes. A originalidade, a inovação e a busca por soluções sustentáveis também serão consideradas.

O cronograma do concurso prevê o envio dos trabalhos entre 18 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, divulgação dos inscritos em 9 de fevereiro, período de avaliações de 12 de fevereiro a 17 de março e publicação dos resultados com a entrega dos prêmios no dia 10 de abril de 2026.


Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress