19/10/2025 11:27

19/10/2025 11:27

Cannabis medicinal para animais? Prática é tema de evento em Campo Grande

Curso é voltado para médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária

Da Redação

O CannaVet MS tem como proposta ampliar o debate científico, combater preconceitos e aproximar a medicina veterinária de novas práticas terapêuticas (CannaVet/Divulgação).

No dia 25 de outubro, a Chácara dos Poderes, em Campo Grande (MS), será palco do “II CannaVet MS – do cultivo à pratica clínica”, evento dedicado ao uso da cannabis medicinal na medicina veterinária.

Idealizado pela Associação Sul-mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Cannabis Medical – Divina Flor e pela médica veterinária Dra. Pamella Karina, neurologista integrativa e pioneira na prescrição de cannabis para animais na capital, o encontro reunirá profissionais, pesquisadores, prescritores, estudantes e representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), das 8h às 20h.

O CannaVet MS tem como proposta ampliar o debate científico, combater preconceitos e aproximar a medicina veterinária de novas práticas terapêuticas. A programação inclui palestras, rodas de conversa, uma visita técnica ao cultivo da Associação Divina Flor, feira de expositores do setor pet, além de espaço cultural com música ao vivo, food trucks e chopp artesanal.

A veterinária Pamella Karina, ressalta que o evento visa aproximar profissionais da área veterinária das inovações no uso da cannabis, sua aplicabilidade clínica, segurança e resultados já comprovados. “Será uma oportunidade única de conhecer a fundo o sistema endocanabinóide, entender seus efeitos no organismo, conhecer de perto o cultivo de cannabis da associação e descobrir todo o processo desde a semente até a gota”.

Presente em todos os vertebrados, o sistema endocanabinóide é responsável por regular funções essenciais como dor, sono, apetite, humor e bem-estar. “A cannabis medicinal atua como uma aliada terapêutica, ajudando a manter o equilíbrio do organismo dos animais, especialmente em casos de dor crônica, inflamações e doenças degenerativas”, completa a médica veterinária.
Integração e o conhecimento – a primeira edição do CannaVet MS ocorreu ano passado, e, segundo os organizadores, transformou a forma de muitos veterinários ao olhar para a saúde animal. “Acreditamos que a informação combate o preconceito e foi desse lugar que surgiu o CannaVet MS. Houve uma procura muito grande por parte dos veterinários locais para realizarmos outra edição, então decidimos seguir com esse encontro que é um marco na história da medicina veterinária integrativa no nosso Estado”, afirma Jéssica Luana Camargo, diretora da Associação Divina Flor.

Programação científica preliminar:

  • 8h – Credenciamento
  • 9h – Visitação à estufa da Divina Flor
  • 10h – História da cannabis e cenário jurídico
  • 13h30 – Extração, tipos de óleos e controle de qualidade
  • 15h40 – Sistema endocanabinoide em animais
  • 17h10 – Aplicabilidade clínica e estudos de caso
  • 18h30 – Roda de conversa com especialistas e órgãos reguladores
  • 19h30 – Atração musical
  • 21h – Encerramento

Serviço
📅 Data: 25 de outubro de 2025
📍 Local: Chácara dos Poderes – Campo Grande (MS)
🎯 Público-alvo: médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária
🔗 Inscrições abertas (vagas limitadas)

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress