09/09/2025 20:40

09/09/2025 20:40

UEMS tem obras e evento acadêmico indicados ao Troféu HQMIX, o mais importante da área de quadrinhos no Brasil

Três publicações com participação de pesquisadores da universidade e o 1º Encontro Internacional da ASPAS, realizado em 2024, estão entre os finalistas da 37ª edição do prêmio.

Da Redação

Obras acadêmicas da UEMS são finalistas no Troféu HQMIX, com destaque para pesquisas sobre quadrinhos e divulgação científica (Foto: UEMS/Divulgação).

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) teve três obras e um evento acadêmico indicados à 37ª edição do Troféu HQMIX, principal premiação nacional dedicada ao reconhecimento da produção e pesquisa em histórias em quadrinhos. A informação foi confirmada pelo Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), que coordena as ações na área dentro da instituição.

Entre os indicados na categoria Livro Teórico estão duas obras desenvolvidas e lançadas na própria UEMS. A primeira é “Histórias em Quadrinhos e Divulgação Científica: As Tiras de Armandinho e um Estudo dos Comentários dos Leitores no Facebook”, resultado da dissertação de mestrado da jornalista e servidora técnica da UEMS, Eduarda Fernandes Rosa, sob orientação do professor Nataniel dos Santos Gomes. A segunda é “Histórias em Quadrinhos e Interdisciplinaridade”, organizada por Maiara Alvim de Almeida, Amaro Xavier Braga Jr e Natania Aparecida da Silva Nogueira, docentes e pesquisadores da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS).

Também concorre na mesma categoria o livro “Imagens Negras nos Quadrinhos”, do pesquisador sueco Fredrik Strömberg, lançado durante o 1º Encontro Internacional da ASPAS (EIASPAS), realizado em novembro de 2024 na UEMS. O evento, sediado pela universidade, também foi indicado na categoria Evento.

De acordo com Nataniel dos Santos Gomes, que coordena o NuPeQ e atualmente está à frente da ASPAS, as indicações são fruto do trabalho coletivo e do fortalecimento da área acadêmica dos quadrinhos. “As indicações dessas obras são o reconhecimento da qualidade do trabalho desses pesquisadores e do I Encontro Internacional que organizamos na UEMS”, afirmou.

O Troféu HQMIX conta com 28 categorias, com cerca de dez indicações por categoria, além de premiações específicas atribuídas por comissões julgadoras, como trabalhos de conclusão de curso, mestrado, doutorado, projeto gráfico, relevância internacional, grande mestre e homenagens.

A votação do júri nacional, composto por mais de duas mil pessoas que atuam na área de produção e pesquisa em quadrinhos no Brasil, ocorrerá de 10 a 25 de setembro. A divulgação dos vencedores está prevista para o final de novembro, com a entrega dos troféus programada para dezembro.

Para a presidente do júri e copresidente do HQMIX, Daniela Baptista, a diversidade das inscrições foi um destaque nesta edição. “É um deleite e um martírio ser presidente do júri do Troféu HQMIX, pois a cada edição podemos vislumbrar mais diversidade, contemporaneidade e temáticas de todas as regiões do Brasil, inclusive, o Norte se inscreveu em peso”, declarou.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress