20/02/2026 19:27

20/02/2026 19:27

Suzano bate recorde e embarca mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose no Porto de Santos

Volume representa 58,8% de toda a celulose exportada pelo porto e reflete avanço da produção e logística da companhia.

Da Redação

Terminais da Suzano no Porto de Santos são responsáveis pelo escoamento da produção das fábricas da companhia em Mato Grosso do Sul e São Paulo. (Foto: Suzano/Divulgação).

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, bateu novo recorde histórico ao embarcar mais de 5,8 milhões de toneladas do produto em seus terminais no Porto de Santos em 2025. O volume representa um crescimento de 41% em relação a 2024, quando foram movimentadas 4,1 milhões de toneladas, e corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada pelo terminal paulista no período.

O desempenho contribuiu diretamente para o resultado das exportações brasileiras do setor, que fecharam 2025 com alta de 21%, totalizando 9,9 milhões de toneladas embarcadas pelo Porto de Santos, segundo dados oficiais do terminal.

De acordo com o gerente executivo de Logística da Suzano, Renan Volpatto, o resultado reflete os investimentos realizados para ampliar a eficiência operacional e a capacidade logística da companhia. “Esses recordes consecutivos são frutos de uma busca constante para melhorar a nossa eficiência operacional, investimentos robustos na modernização e ampliação dos nossos terminais portuários, aliados à determinação e comprometimento da nossa equipe”, afirma.

Os embarques são realizados pelos terminais T32 e DP World, no Porto de Santos, responsáveis pelo escoamento da produção das unidades industriais da companhia em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, e em Jacareí, em São Paulo. As três fábricas somam capacidade produtiva superior a 6,9 milhões de toneladas de celulose por ano.

Outro destaque foi o recorde mensal registrado em dezembro de 2025, quando a empresa embarcou 481 mil toneladas em um único mês, superando em 2,6% o recorde anterior, de 469 mil toneladas, registrado em maio do mesmo ano.

Para suportar o crescimento da produção, a Suzano investiu na ampliação e modernização dos terminais portuários e na melhoria do transporte ferroviário. Com as obras, a capacidade anual de movimentação passou de 4,6 milhões para 6,6 milhões de toneladas, um aumento de 43,48%. A capacidade de armazenagem também cresceu cerca de 42%, passando de 162 mil para aproximadamente 230 mil toneladas.

Segundo Volpatto, os investimentos reforçam a estratégia logística da companhia e contribuem para tornar o transporte mais eficiente e sustentável, com uso intensivo da ferrovia para reduzir emissões e melhorar o escoamento da produção.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress