Obra ligando Porto Murtinho a Carmelo Peralta é considerada estratégica para a consolidação do corredor entre o Atlântico e o Pacífico.
Da Redação

A Ponte da Bioceânica, que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai, já atingiu 75% de execução e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (31), durante a 10ª Reunião da Comissão Mista da Ponte Bioceânica, realizada em Porto Murtinho com a presença de autoridades dos dois países e representantes de órgãos técnicos e de infraestrutura.
A estrutura estaiada terá 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura, e será acompanhada por obras de acesso rodoviário de 13,1 km no lado brasileiro, cuja entrega também está prevista para o fim de 2026. Neste trecho, estão sendo construídas quatro pontes intermediárias, incluindo uma com quase 700 metros devido à travessia de área alagada. O projeto também contempla a instalação de complexos alfandegários integrados nas duas margens da fronteira.
A reunião contou com a participação do chanceler brasileiro Daniel Falcon, do ministro paraguaio de Relações Exteriores Bras Felip, do secretário Jaime Verruck (Semadesc-MS), do prefeito de Porto Murtinho Nelson Cintra, de representantes do consórcio PyBra e de técnicos dos ministérios, Receita Federal, Polícia Federal, DNIT, Marinha, Corpo de Bombeiros e Itaipu Binacional.
Segundo Falcon, a ponte simboliza progresso e integração. “Acreditamos que ela trará prosperidade, aumento do comércio e mais empregos para toda a região, tanto no Brasil quanto no Paraguai”, afirmou. O prefeito Nelson Cintra reforçou o impacto logístico. “Porto Murtinho será uma nova porta de entrada e saída para o comércio exterior brasileiro com o Pacífico”, disse.
O secretário Jaime Verruck destacou que todas as obras, incluindo acessos e alfândegas, serão concluídas até o fim de 2026, e anunciou a negociação para implantação do ACI (Centro Integrado de Alfândega) em cabeceira única. O Paraguai deverá apresentar suas demandas estruturais nas próximas semanas, permitindo ao Brasil elaborar o projeto executivo. Também foi discutida a criação de um porto seco em Porto Murtinho e o processo de ratificação do aditivo do Acordo da Ponte, atualmente em tramitação no governo federal.
Outro ponto debatido foi a proposta de uma nova ponte sobre o rio Apa, entre Bela Vista (MS) e Bella Vista Norte (PY), como nova alternativa de conexão para a Rota Bioceânica. A iniciativa está em análise pelo Governo Federal.A Rota Bioceânica é um corredor rodoviário de mais de 2.400 km que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A estimativa é de uma redução de até 30% nos custos logísticos e de 15 dias no tempo de transporte de mercadorias em relação à rota marítima tradicional pelo Canal do Panamá.