Número de empreendedores registrados nas áreas de cabeleireiro, manicure, pedicure, estética e cuidados pessoais no estado saltou de 27.235 em 2022 para 32.056 em 2024.
Da Redação

O setor de estética, saúde e bem-estar segue em expansão no Brasil, e Mato Grosso do Sul acompanha esse movimento. Dados da Receita Federal, analisados pelo Sebrae/MS, mostram que o número de empreendedores registrados nas áreas de cabeleireiro, manicure, pedicure, estética e cuidados pessoais no estado saltou de 27.235 em 2022 para 32.056 em 2024 — um crescimento de 17% em apenas dois anos. O avanço reflete um cenário de fortalecimento do empreendedorismo, especialmente no interior, além da busca crescente por serviços ligados ao autocuidado.
A tendência acompanha um mercado que, segundo estimativas da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), movimenta, em média, R$ 47,5 bilhões por ano no país. E é de olho nesse potencial que empresários e profissionais sul-mato-grossenses se preparam para participar de uma imersão estratégica voltada à qualificação da gestão de clínicas estéticas. O encontro acontece nos dias 30 e 31 de maio, em São Paulo, reunindo profissionais de todo o país.
O evento promete dois dias de capacitação intensiva, com conteúdo prático, técnico e voltado para resultados sustentáveis. A proposta é oferecer ferramentas para que gestores do setor possam aplicar imediatamente os conhecimentos e impulsionar seus negócios.
À frente da imersão estão dois dos maiores nomes do mercado de estética no Brasil: Paulo Morais (@moraispaulo08), fundador da @espacolaser, maior rede de depilação a laser do mundo, com mais de 870 unidades na América Latina, e Marisa Peraro (@marisaperaro), criadora da @procorpoestetica. A dupla aposta na formação de líderes mais preparados para enfrentar os desafios do setor.
O projeto foi detalhado durante participação no @podcastartedevencer, apresentado por Cláudio Gonçalves, que se consolidou no ambiente digital como uma referência em empreendedorismo, dando voz a empresários, líderes e histórias de transformação no Brasil.
Na entrevista, Paulo Morais reforçou que paixão não basta para manter um negócio. “Primeiro, é preciso conhecer profundamente o negócio. Depois, amar o que se faz. E, por fim, é necessário que ele gere retorno. Paixão e conhecimento são importantes, mas sozinhos não mantêm um negócio de pé”, afirmou. Já Marisa Peraro destacou o impacto que espera gerar no segmento: “A imersão nasce para formar uma nova geração de líderes conscientes e preparados para transformar o futuro da saúde e da beleza”.
O mercado de depilação a laser, um dos carros-chefes desse setor, ilustra bem essa expansão. Se em 2020 apenas 5% da população brasileira buscava esse tipo de procedimento, a estimativa é que o índice suba para 15% até 2025. A popularização se deve, em parte, à adesão de celebridades como Juliana Paes, Giovanna Antonelli, Juju Salimeni, Alessandra Negrini, Virginia Fonseca, Arthur Aguiar e Klebber Toledo, que ajudaram a impulsionar a visibilidade dos serviços estéticos.
A imersão acontece das 8h às 20h, nos dias 30 e 31 de maio, no Espaço Ópera Cristal, na Alameda Juari, 513 – Tamboré, São Paulo. Mais informações e inscrições estão disponíveis no perfil @360estetica ou pelo link https://linktr.ee/360estetica.