Advogado compartilhou trajetória e visão de negócios com alunos da Faculdade Insted, em Campo Grande, na noite desta segunda-feira (4), em evento sobre segurança jurídica e carreira no Direito.
Anderson Viegas

O advogado Nelson Wilians, fundador do NWADV, considerado o maior escritório de advocacia da América Latina, ministrou palestra nesta segunda-feira (4) a estudantes do curso de Direito da Faculdade Insted, em Campo Grande (MS).
Colunista da Forbes e primeiro advogado a estampar a capa da revista no Brasil, Wilians abordou o tema “Empreendedorismo e Segurança Jurídica”, compartilhando sua trajetória pessoal e profissional com ênfase na inovação na advocacia.
O encontro atraiu acadêmicos e professores interessados em conhecer de perto a história do jurista, que superou dificuldades no início da carreira e hoje lidera um escritório com mais de mil advogados e três mil colaboradores em todo o país.

Durante a apresentação, destacou que seu escritório, fundado em 1999, opera como uma única estrutura nacional, com 28 filiais próprias e presença em todas as capitais e cidades estratégicas do interior. A matriz está sediada em São Paulo, e o modelo de atuação é full service, com núcleos especializados em diferentes áreas do Direito.
“Não tenho nenhuma franquia. É um único escritório com filiais. A última unidade em capital foi inaugurada em Palmas, em 2010”, explicou, completando que áreas como Direito Penal se concentram no Rio de Janeiro, enquanto Direito do Agronegócio é coordenado a partir de Goiás e Cuiabá.
Segundo ele, com mais de 20 mil clientes ativos, o NWADV já chegou a gerenciar, simultaneamente, 750 mil processos judiciais. A estrutura está presente em todas as comarcas do país, especialmente devido à demanda de instituições bancárias e grandes varejistas.
Para Wilians, a consolidação desse modelo só foi possível com o apoio da tecnologia. “Um escritório como a Nelson Wilians não existiria hoje se não fosse a era digital”, afirmou.
Ele comparou sua estrutura à da Advocacia-Geral da União e contou que se inspirou em clientes e grandes empresas de capilaridade nacional, como Banco do Brasil e Correios, para criar esse modelagem de negócio.
Ao longo da palestra, compartilhou também sua origem humilde. Natural do norte do Paraná, filho de agricultores semianalfabetos, relatou que a educação foi sua principal ferramenta de transformação social. “Eu queria fugir daquela realidade, não queria trabalhar na lavoura. E enxerguei na educação uma forma de mudança de vida”, afirmou.
Reforçou ainda que coragem e resiliência são atributos indispensáveis a quem deseja empreender no Direito. “Nem sempre navegamos em mar calmo, mas tudo passa”, disse ao relatar momentos desafiadores da carreira.
Perguntado sobre sua atuação nas redes sociais, respondeu que começou a expor sua rotina em 2017 com o objetivo de inspirar outras pessoas. “Não faço proselitismo. Mostro as conquistas, mas também os problemas, de uma maneira bem real”, afirmou. Segundo ele, a visibilidade exige responsabilidade e atenção redobrada. “Hoje você tem um alcance muito grande, mas também precisa tomar muito cuidado”, alertou.
No encerramento, incentivou os estudantes a construírem seus próprios caminhos, lembrando que o sucesso depende do empenho individual diante das circunstâncias. “Concentre-se naquilo que depende de você. Isso é o que vai definir o nosso sucesso”, concluiu.
Abertura do semestre
A diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai, ressaltou a importância da palestra de Nelson Wilians na abertura do novo semestre, destacando o aprendizado proporcionado não apenas sobre empreendedorismo e segurança jurídica, mas também por sua trajetória de sucesso no contexto democrático. Ela agradeceu à advogada Giovanna Castellucci, diretora da filial do escritório Nelson Wilians em Mato Grosso do Sul, pela parceria contínua.

Ao dar boas-vindas aos acadêmicos, Neca desejou uma noite de aprendizado e um semestre repleto de trocas e evolução pessoal. Agradeceu ainda o empenho dos coordenadores do curso de Direito, desembargador Rui Celso Florence e professora Cristiane Maluf (adjunta). Destacou que a faculdade adota metodologias ativas, com o Direito sendo ensinado na prática, por um corpo docente qualificado. “O empreendedorismo e o protagonismo dos nossos acadêmicos em suas próprias aprendizagens são a base do que aplicamos em sala de aula. Assim, a palestra desta noite vem ao encontro do que acreditamos e fazemos em nossa instituição”, concluiu.