06/10/2025 13:57

06/10/2025 13:57

Juma Amazon Lodge adota energia 100% limpa e se torna referência em turismo sustentável na Amazônia

Sistema autônomo com painéis solares e armazenamento de energia garante operação contínua, reduz emissões e reforça compromisso ambiental do hotel de selva.

Da Redação

Hotel Juma Amazon Lodge implanta sistema de energia 100% limpa, com painéis solares e baterias de armazenamento no coração da Amazônia. (Foto: Juma Amazon Lodge/Divulgação).

O Juma Amazon Lodge, localizado a 100 quilômetros de Manaus, implantou um sistema de energia 100% limpa e autônoma, tornando-se pioneiro em sustentabilidade na região amazônica. A iniciativa foi viabilizada pela Huawei Digital Power, em parceria com AF Soluções, HDT e Valley, e representa um marco para o empreendimento, que passa a operar de forma contínua com menor impacto ambiental.

Com a tecnologia implantada, o hotel passa a oferecer uma experiência responsável aos visitantes, unindo conforto e sustentabilidade (Foto: Juma Amazon Lodge/Divulgação).

A operação do hotel de selva é baseada em 333 painéis solares, com capacidade de 185 kWp, e em um sistema de armazenamento de energia (BESS) da Huawei, que garante fornecimento 24 horas por dia. Composto por dois módulos de 215 kWh, totalizando 430 kWh, o sistema permite o funcionamento do hotel durante toda a noite e por até dois dias seguidos mesmo sem incidência solar. A mudança elimina ruídos, reduz emissões de CO₂ e proporciona mais conforto a hóspedes e colaboradores.

Segundo o diretor do Juma Hotéis, Caio Fonseca, o investimento alia eficiência e conservação ambiental. “O BESS é formado por dois módulos de 215 kWh, totalizando 430 kWh. Com essa reserva, garantimos energia durante toda a noite e até dois dias seguidos, mesmo se o clima não ajudar. Tudo isso mantendo a operação 100% limpa”, afirmou. Ele destacou ainda que “essa transformação energética é um exemplo concreto de como o turismo pode se alinhar à conservação ambiental, sem abrir mão da eficiência e do conforto”.

Para a gerente comercial do Juma Hotéis, Gisele Torrano, a adoção da energia limpa reforça o compromisso do empreendimento com a preservação da floresta. “Estamos no meio da selva, rodeados por uma natureza exuberante e intocada. Acreditamos que precisamos também ser pioneiros na preservação da floresta e trazer energia limpa é uma iniciativa que demonstra o nosso compromisso com a Amazônia”, disse.

O Juma Amazon Lodge conta com 20 bangalôs construídos sobre palafitas, piscina natural, restaurante com culinária regional, redário e uma torre de observação de 31 metros de altura (Foto: Juma Amazon Lodge/Divulgação).

Com a tecnologia implantada, o hotel passa a oferecer uma experiência responsável aos visitantes, unindo conforto e sustentabilidade. “Trabalhar com energia limpa é uma forma de respeitar a floresta e também um exemplo de como proteger a Amazônia”, concluiu Caio Fonseca.

O Juma Amazon Lodge conta com 20 bangalôs construídos sobre palafitas, piscina natural, restaurante com culinária regional, redário e uma torre de observação de 31 metros de altura. Guias especializados e infraestrutura adaptada ao ambiente reforçam a proposta de turismo sustentável que valoriza a riqueza da Amazônia.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress