01/09/2025 17:38

01/09/2025 17:38

Hospital de Câncer Alfredo Abrão inaugura novo andar com 32 leitos em Campo Grande

Investimento do governo de Mato Grosso do Sul amplia capacidade de atendimento oncológico para 124 leitos no Estado.

Da Redação

Governador Eduardo Riedel participa da inauguração do novo andar do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, que amplia a capacidade de atendimento oncológico no Estado. (Foto: Álvaro Rezende/Comunicação Governo do Estado).

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão inaugurou nesta segunda-feira (1) o quarto andar do seu prédio, em Campo Grande, destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o investimento de R$ 1,2 milhão do Governo de Mato Grosso do Sul, a nova ala oferece mais 32 leitos e amplia a capacidade da instituição para 124 unidades de internação.

Durante a cerimônia de entrega, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da parceria entre o poder público e a instituição filantrópica para fortalecer o atendimento em saúde. “A saúde pública se constrói no dia a dia, com muita parceria, planejamento e diálogo. Não se faz sozinho, é uma soma de esforços. Vamos continuar nesta trajetória de apoio, até encerrar os sete andares do hospital. Com um equipamento completo, infraestrutura, tecnologia e bons profissionais à disposição dos pacientes”, afirmou.

A presidente do hospital, Sueli Lopes Telles, ressaltou que a entrega é mais do que uma ampliação física. “Hoje é um daqueles dias que o coração fala mais alto. Com muita honra e emoção, celebramos mais um grande marco na história da oncologia do Estado. Esta conquista é um símbolo de esperança, acolhimento e dignidade para nossos pacientes. Só foi possível graças à união de forças comprometidas com o maior bem que temos, que é a vida”, declarou.

Com a nova estrutura, o hospital passa a contar com 55 leitos já habilitados pelo SUS, nove particulares e 60 novos destinados à rede pública. Parte do mobiliário foi adquirida com recursos obtidos em bazares realizados pela Receita Federal. A direção da unidade já negocia com órgãos públicos a viabilização de custeio para garantir a utilização plena dos novos leitos.

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, destacou o desafio de manter o funcionamento das unidades. “Finalizar obra não é o mais desafiador e sim os recursos para gerar o custeio. Neste aspecto temos um projeto de parceria da SES com vários hospitais para transformar a energia em renovável, o que vai gerar economia de gastos”, explicou.

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão é uma instituição privada filantrópica responsável por 72% dos atendimentos oncológicos realizados pelo SUS em Mato Grosso do Sul. Apenas em 2024, foram contabilizados 224.729 atendimentos e uma média de 17 mil procedimentos mensais.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress