08/07/2025 07:56

FInfluence: Cresce engajamento do brasileiro com quem fala de finanças nas redes sociais

Engajamento com influenciadores de finanças bate recorde em 2024, aponta ANBIMA.

Da Redação

Grupo de 741 influenciadores tem 263,5 milhões de seguidores nas redes (Foto: Freepik).

O público brasileiro está cada vez mais interessado em conteúdos sobre educação financeira. Segundo a oitava edição do estudo FInfluence, realizado pela ANBIMA, em parceria com o IBPAD, o engajamento médio dos influenciadores de finanças – os chamados finfluencers – atingiu 2.965 interações por publicação no segundo semestre de 2024, o maior número já registrado desde o início do monitoramento, em setembro de 2020.

O volume representa um crescimento de 21% em relação ao primeiro semestre do ano passado e de 216,4% desde o início da série histórica, reforçando o avanço da produção de conteúdo sobre finanças nas redes sociais.

“Há quase cinco anos monitoramos as atividades dos finfluencers 24 por 7 e nunca registramos um desempenho tão positivo quanto esse”, destaca Amanda Brum, CMO da ANBIMA. “A entrada de 170 novos influenciadores no estudo mostra que o mercado ainda não está saturado e apresenta, sim, espaço para novos players.”

Atualmente, o estudo monitora 741 influenciadores, alta de 30% em comparação à edição anterior, responsáveis por 1.662 perfis nas redes Instagram, Facebook, YouTube e X – um aumento de 24%. O número total de seguidores desses perfis chegou a 263,5 milhões, crescimento de 17% no semestre. Já o volume de publicações subiu 18%, somando 394.558 posts.

Influenciadores pessoas físicas seguem dominando

A maioria dos perfis analisados (576) é de pessoas físicas, número 30,6% maior que na edição anterior. Embora a média de seguidores desses perfis tenha caído 10,4%, para 320,8 mil, o engajamento subiu 15%, com destaque para o YouTube, que registrou 9.912 interações por vídeo.

“É inegável que esse ecossistema evoluiu muito e tem se profissionalizado. São cada vez mais raros vídeos e posts com imagens caseiras nas redes que monitoramos”, pontua Amanda Brum.

Influenciadores corporativos ganham força

Os perfis ligados a empresas também ganharam espaço. O número de influenciadores corporativos passou de 130 para 165, uma alta de 26,9% em seis meses. O engajamento médio dos conteúdos produzidos por esse grupo subiu 34,4%, atingindo 2.234 interações por post. No YouTube, esses perfis superaram até mesmo os de pessoas físicas, com 12.411 interações por vídeo.

“A melhora do desempenho institucional é atribuída à elevação da qualidade de produção e à crescente credibilidade das marcas de mídia especializada”, explica Brum.

“O público gosta de falar com gente. Isso ajuda a explicar o desempenho dos influenciadores pessoas físicas. Mas os crescimentos de influenciadores corporativos e do engajamento deles apontam que as empresas aprenderam o caminho das pedras. Tudo indica que vão manter essa trajetória”, conclui.

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