Feira promovida pela Acrissul será realizada de 17 a 21 de setembro, em Campo Grande, no Parque de Exposição Laucídio Coelho, junto com o Festival Internacional da Carne.
Da Redação

Campo Grande recebe de 17 a 21 de setembro a terceira edição da Expoequestre, feira agropecuária voltada ao mundo do cavalo que terá em sua programação cursos, palestras técnicas, julgamento e mostra de equinos, expositores comerciais, cultura, gastronomia e apresentações de cães de pastoreio. O evento é promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e será realizado no Parque de Exposição Laucídio Coelho. A feira coincide com o 3º Festival Internacional da Carne e não haverá cobrança de ingresso para o público.
A grande novidade deste ano será o 1º Leilão Arca de Noé, marcado para o dia 19 de setembro, a partir das 18h. O leilão será organizado pela Barbosa Leilões em uma estrutura exclusiva dentro do parque e terá oferta de diferentes espécies de animais, como cães, ovinos, caprinos, bovinos e equinos. Aves não farão parte do catálogo por restrição da Iagro em eventos públicos.
Na programação, a Expoequestre contará ainda com dois dias de palestras organizadas pelo Curso Técnico em Agropecuária, que deverão reunir pelo menos 40 estudantes. As competições esportivas serão outro destaque, com disputas nas modalidades ranch sorting, três tambores, seis balizas e laço comprido. Uma das novidades é a realização do campeonato de “vaquinha parada”, que terá participação de crianças de até 12 anos. A prova busca estimular a coordenação motora, aproximar os jovens das tradições do campo e introduzir a prática do laço comprido.
O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul trará para o evento a “Exposição Cavalo Crioulo Potro do Cerrado”. Já a Associação dos Criadores de Cavalo Árabe de Mato Grosso do Sul promoverá provas de halter e performance. Segundo o diretor de equinocultura da Acrissul, Nilson Ricartes, a participação sul-mato-grossense em competições equestres tem aumentado de forma consistente. “Para esta edição da Expoequestre estimamos a participação de mais de mil competidores, o que mostra o interesse crescente do público por essas modalidades, inclusive superando esportes tradicionais”, afirmou Ricartes.