17/08/2025 10:03

17/08/2025 10:03

CanaMS 2025 promove edição dedicada ao manejo nutricional da cana-de-açúcar

Seminário em Dourados reunirá pesquisadores, produtores e técnicos para discutir estratégias que aumentam produtividade e longevidade do canavial.

Da Redação

Seminário CanaMS 2025 vai discutir estratégias de manejo nutricional da cana-de-açúcar. (Foto: Anderson Viegas/Made in MS).

A 3ª edição do 10º Ciclo de Seminários Agrícolas CanaMS 2025 será realizada no dia 14 de agosto, das 8h às 16h, na sede da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados. O encontro, que é considerado um dos principais fóruns técnicos do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul, terá como tema central o manejo nutricional da cana-de-açúcar e vai reunir pesquisadores, produtores e profissionais para debater práticas que influenciam diretamente na produtividade e na longevidade dos canaviais.

De acordo com a organização, serão discutidos tópicos como o preparo adequado do solo, o diagnóstico nutricional preciso e a aplicação correta dos insumos, respeitando fontes e doses recomendadas. Entre os destaques está a palestra “Construindo a base para um canavial bem nutrido”, que será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Hissao Kurihara, às 9h40. Ele vai abordar a construção do perfil de fertilidade do solo, com ênfase na correção da acidez e na adubação como fatores essenciais para que a cultura expresse todo o seu potencial produtivo.

A programação inclui ainda apresentações de Pedro Martins, da Kracht, Cláudio Moreira Brandão Coelho, da Euroforte, Aníbal Pacheco e Cléber de Morais Hervatin, da AgrocomCiência, Alexandra Rocha, da AR Seguros Corretora Agro, Alexandre Sulino dos Santos, da ACP Bioenergia, e Arthur Bernardino, do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Os temas vão desde o uso de bioestimulantes e sensores para mitigação de estresses abióticos até gestão de risco, rentabilidade e adubação específica para diferentes variedades.

O CanaMS 2025 é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a TCH Gestão Agrícola, com apoio da Sulcanas e da Biosul. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line. O evento conta com patrocínio de empresas como Agro-X, Kracht Brasil, Biotrop, Euroforte Agrociências, Ubyfol, Microgeo, MS Drones, Union Agro e CTC, e será transmitido ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress