Além disso, a concessionária deverá instalar três postos de pesagem veicular com tecnologia HSWIM (sistema de pesagem em movimento, com sensores de alta precisão) e executar um programa de neutralização de emissões.
Da Redação

O novo contrato de concessão da BR-163 à Motiva – novo nome do grupo CCR, que possui a MSVia com uma das suas empresas — prevê, entre os principais investimentos em tecnologia, a implementação de cobertura de internet móvel 4G em toda a extensão dos 845,4 quilômetros da rodovia em Mato Grosso do Sul.
Além disso, a concessionária deverá instalar três postos de pesagem veicular com tecnologia HSWIM (sistema de pesagem em movimento, com sensores de alta precisão) e executar um programa de neutralização de emissões denominado Carbono Zero, com foco na compensação dos gases de efeito estufa (GEE) gerados pelas atividades operacionais na BR-163. A neutralização poderá ser feita por meio de ações de reflorestamento ou pela aquisição de créditos de carbono.
As informações foram apresentadas pelos executivos da concessionária Miguel Setas (diretor-presidente da Motiva), Eduardo Camargo (presidente da plataforma de rodovias da Motiva) e Nelson Soares Neto (diretor da MSVia), durante reunião com deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, realizada nesta terça-feira (1º).
Segundo os representantes da empresa, só no primeiro ano da nova concessão — vencida pela Motiva em maio — deverão ser investidos mais de R$ 500 milhões em obras de infraestrutura. As intervenções devem contemplar os municípios de Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí, Campo Grande, Anhanduí, Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim. Estão previstas duplicações, implantação de faixas adicionais, retornos, acessos, vias marginais e a construção de um Ponto de Parada e Descanso (PPD). Desse total, R$ 130 milhões serão destinados exclusivamente à recuperação do pavimento.
Com investimentos totais previstos em mais de R$ 9,5 bilhões, a nova fase da concessão representa um marco para a infraestrutura rodoviária do estado, viabilizando obras de ampliação, modernização e melhorias operacionais na BR-163/MS.
Ao longo dos 30 anos de vigência contratual, estão previstos 203 km de duplicações, 150 km de faixas adicionais em pista simples, 23 km de vias marginais, 467,4 km de acostamentos, 144 dispositivos e interseções, 22 novas passarelas de pedestres, três Pontos de Parada e Descanso (PPD), 144 pontos de ônibus, 56 passagens de fauna, 11 unidades operacionais (UOP) da Polícia Rodoviária Federal e quatro novas delegacias da PRF. Nos três primeiros anos do contrato otimizado, o investimento deverá somar R$ 2,06 bilhões.
Histórico da concessão
A partir de 2014, a gestão da BR-163 em Mato Grosso do Sul ficou sob responsabilidade da CCR MSVia, que assumiu o compromisso de duplicar quase toda a rodovia no estado. No entanto, diante das dificuldades para realizar os investimentos previstos — tendo conseguido duplicar apenas 150 quilômetros —, a concessionária comunicou à ANTT e ao Ministério dos Transportes, em 2019, sua intenção de devolver a concessão de forma amigável. Apesar disso, o processo não foi formalizado. Em 2024, após renegociação contratual, foi possível realizar um novo leilão, realizado em maio deste ano e vencido pela Motiva.