Investimentos em saneamento básico aumentam cobertura, melhoram a saúde pública e valorizam os imóveis na região.
Da Redação

Com obras em andamento nos municípios de Caarapó, Itaquiraí, Eldorado, Sete Quedas e Naviraí, o governo de Mato Grosso do Sul avança na meta de universalizar o saneamento básico e melhorar a qualidade de vida da população. A previsão é de que cerca de 40 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com a implantação de 243,3 quilômetros de redes coletoras de esgoto e 13.247 ligações domiciliares.
As intervenções fazem parte da estratégia do estado para antecipar o prazo previsto no Marco Legal do Saneamento e alcançar 72% de cobertura de esgotamento sanitário nos próximos anos. Os projetos envolvem investimentos da Sanesul em parceria com a Ambiental MS Pantanal, empresa responsável pela execução por meio de uma parceria público-privada.
O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, afirma que os impactos vão além da infraestrutura. “Saneamento é sinônimo de dignidade, saúde e desenvolvimento para a cidade. Cada metro de rede implantada ou poço ativado representa a melhoria real da qualidade de vida das pessoas”, declarou. Segundo ele, o estado trabalha para que o saneamento básico chegue a todos os municípios, promovendo um futuro mais justo e sustentável.
Já o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim, destacou que a meta da empresa é entregar soluções eficientes para atender à crescente demanda da população. “Prevemos a ampliação de mais 842 quilômetros de rede, o que deve elevar a cobertura de esgoto em Mato Grosso do Sul para 90% nos próximos anos. Essa expansão fortalece o sistema, protege o meio ambiente e impulsiona o desenvolvimento urbano”, explicou.
O governo estadual aponta que, por meio de planejamento estratégico, inovação tecnológica e parcerias institucionais, Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em saneamento básico. As ações refletem em saúde pública, preservação dos recursos hídricos e valorização imobiliária, contribuindo diretamente para a transformação social e ambiental nas regiões atendidas.