Cena inusitada foi registrada pelas câmeras de monitoramento da MS Florestal nesta segunda-feira, em Água Clara, quando a cidade teve a segunda maior temperatura do país.
Da Redação
Enquanto os termômetros marcavam 40,1 ºC em Água Clara, no leste de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (15), um tamanduá-bandeira decidiu que não dava mais para aguentar o calor. E fez o que muita gente gostaria de fazer: se jogou na água. O animal foi flagrado se refrescando em uma poça no meio da vegetação nativa, dentro da base florestal da MS Florestal. A temperatura foi a segunda mais alta registrada no país no dia, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A cena chamou a atenção das equipes de campo e foi registrada por uma das torres de monitoramento da empresa. Primeiro, o tamanduá deu aquela molhadinha estratégica no rabo. Depois foi entrando aos poucos, como quem está testando a água. Sentou, mergulhou devagar, e quando viu que estava bom mesmo, se largou de vez dentro da poçona. Rola para um lado, para o outro, e fica lá, deitadão, curtindo o momento. Divando no meio da floresta.
Segundo a MS Florestal, o flagrante só foi possível graças à estrutura de monitoramento de alta tecnologia implantada na região. São 12 torres com câmeras de precisão e inteligência artificial, com alcance de até 30 quilômetros. Elas fazem parte da Central Integrada de Monitoramento Florestal, inaugurada em maio deste ano, que funciona 24 horas por dia com foco na detecção de focos de incêndio e na preservação da fauna e flora.
Conforme o coordenador da Brigada de Incêndio da empresa, Wellington Santos, além de prevenir queimadas, a tecnologia auxilia na proteção dos animais silvestres. “Nosso sistema permite uma resposta rápida contra incêndios, mas também ajuda a preservar a vida selvagem. Ver cenas como essa do tamanduá nos lembra o quanto essa tecnologia é essencial para o equilíbrio ambiental”, afirmou.
A Central também conta com drones com câmeras térmicas, caminhões-pipa, veículos com kits de combate rápido e até suporte aéreo com helicóptero. A população pode colaborar com denúncias de queimadas, caça ilegal ou crimes ambientais pelos canais 0800 709 1490 ou WhatsApp (67) 99928-5742.
Todo esse aparato integra a campanha Amigos da Floresta, que tem como objetivo envolver a comunidade na proteção ambiental. Com o lema “Para grandes causas, contamos com os amigos”, a ação atua diretamente na prevenção de incêndios, combate à caça ilegal e ao furto de madeira nativa, especialmente nas áreas onde a MS Florestal e a Bracell estão presentes.