19/09/2025 00:24

19/09/2025 00:24

FLIB 2025: Praça da Liberdade ganhará réplica de moradia de Carolina Maria de Jesus e árvores que carregam livros e versos

A Praça da Liberdade, coração da nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontece de 17 a 21 de setembro, será transformada em um espaço vivo de experiências permanentes durante os cinco dias do evento. Entre as atrações fixas, três iniciativas prometem marcar a memória do público pela originalidade e profundidade.

Árvore do Saber, presente nas edições anteriores e queridinha dos visitantes, surge como um ponto de encontro simbólico entre literatura e imaginação. Nela, os livros estarão dispostos como frutos prontos para serem colhidos por leitores de todas as idades, em uma ação acessível e generosa que busca semear sonhos e cultivar novos olhares.

Outro destaque é a Árvore de Aldravias – “Carolina Vive no Vento”, instalação que apresenta poemas escritos por crianças e adolescentes indígenas da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil (ABRAAI), de Aldeinha, em Anastácio. A proposta consiste em instalar uma árvore poética na praça central de Bonito, onde ocorre a FLIB. Nela, serão penduradas bolinhas acrílicas transparentes, cada uma funcionando como uma espécie de cápsula poética.

(Flib/Divulgação)

Dentro dessas cápsulas, estarão as aldravias impressas e, em algumas delas, sementes como urucum ou feijão, simbolizando vida, resistência e ancestralidade.

A composição remete a frutos da palavra, memórias em suspensão e à força da resistência infantil, evocando a imagem de Carolina Maria de Jesus como sementeira de mundos possíveis.

Assim, o espaço convida o público a conhecer a potência da aldravia, forma poética minimalista que condensa significados em até seis palavras por verso, e a refletir sobre a simplicidade como caminho para beleza e profundidade.

Já a Casa Carolina Maria de Jesus recria o ambiente em que a autora viveu com seus três filhos, em um cômodo de madeira simples, evocando a força de uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. A instalação é resultado de um projeto financiado pela CAPES – PDPG Políticas Afirmativas, pela Lei Paulo Gustavo (2024) e pela UFGD-Proec, e oferece ao público a oportunidade de mergulhar na realidade e na potência criativa de Carolina.

Sobre a FLIB

(Flib/Divulgação)

A 9ª Feira Literária de Bonito acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, palco da programação oficial do evento que reúne escritores, editoras, estudantes e leitores em uma grande celebração da literatura em suas diversas formas.

O evento é uma realização do Instituto Ìmòlé com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de instituições culturais e empresas parceiras como Sanesul, Energisa, Banco do Brasil e Empresa Gestora de Ativos – Emgea.

O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Desde a publicação do decreto lei estadual nº 6457 de 11 de agosto de 2025, o evento integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress