Caso reacende alerta sobre presença de felinos próximos à área urbana; animal levou o cão e fugiu.
Da Redação

Um homem de 57 anos ficou ferido após tentar salvar seu cachorro do ataque de uma onça-pintada em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (7), no Mirante da Capivara, região do bairro Generoso, próxima ao rio Paraguai. A vítima, identificada como V.S.P., foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao pronto-socorro municipal consciente, com ferimentos na cabeça, rosto e tórax. O cachorro foi levado pelo felino.
De acordo com os bombeiros, a guarnição de resgate foi acionada por volta das 8h30 para prestar os primeiros socorros. No local, havia muito sangue nas imediações da residência. A vítima apresentava corte na região frontal da cabeça, lesão no olho direito, ferimento superficial no nariz e queixava-se de fortes dores no tórax. Ele relatou que tentou afastar a onça para proteger o cachorro, momento em que foi derrubado pelo animal.
O ataque ocorre em meio a uma série de relatos sobre a aproximação de onças-pintadas à zona urbana de Corumbá desde março deste ano. A região do Mirante da Capivara já havia registrado aparições anteriores do felino. De acordo com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), os primeiros avistamentos oficiais ocorreram no dia 24 de março. Desde então, os registros se multiplicaram em áreas como o Parque Municipal Marina Gattass, a rodovia Ramão Gomes e imediações do Canal Tamengo.
A morte do pescador Jorge Avalo, de 60 anos, em abril, também por ataque de onça-pintada, intensificou o temor entre moradores da região. Na ocasião, o animal foi capturado e levado para reabilitação. Desde então, instituições como o IHP, a Polícia Militar Ambiental, a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e o Corpo de Bombeiros mantêm ações de monitoramento e educação ambiental.
Especialistas apontam que fatores como o aumento do nível do rio Paraguai, que alagou áreas de campo em 2025, a presença de resíduos orgânicos descartados irregularmente e os incêndios ocorridos em 2024 podem estar contribuindo para o deslocamento das onças para áreas mais altas, próximas à zona urbana.
A população é orientada a manter as luzes externas acesas, evitar descarte de alimentos em áreas abertas e não tentar se aproximar de animais silvestres. Em caso de avistamento, é recomendado acionar imediatamente os canais oficiais do IHP pelos telefones (67) 3232-2469 ou (67) 99266-4052, informando local, data e horário.