17/08/2025 00:00

17/08/2025 00:00

Rota Bioceânica é apresentada na Índia como nova via estratégica para o comércio global

Missão sul-mato-grossense busca atrair investimentos e ampliar exportações em agendas com autoridades e empresários em Mumbai.

Da Redação

Governador Eduardo Riedel apresenta a Rota Bioceânica em agendas com autoridades e empresários na Índia, ao lado de representantes do setor produtivo. (Foto: Ascom Fiems/Divulgação).

A missão internacional liderada pelo governo de Mato Grosso do Sul iniciou nesta semana, na Índia, uma série de agendas estratégicas para apresentar as oportunidades da Rota Bioceânica como novo corredor logístico entre a Ásia e a América do Sul. A proposta é reduzir em até um quarto o tempo de entrega de mercadorias entre os continentes, com impacto direto na competitividade dos produtos exportados pelo estado e no custo final para o consumidor.

Nesta quarta-feira (7), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, deu início aos compromissos oficiais com encontros junto a empresários e autoridades locais em Mumbai, principal centro financeiro do país. Ele destacou a complementaridade econômica entre a Índia e o estado e ressaltou a relevância da Rota Bioceânica na logística internacional.

“Todos ficaram impressionados com as possibilidades que se avizinham, de um novo eixo de trânsito de bens e mercadorias, que sem dúvida nenhuma vai ser extremamente importante para nosso estado”, afirmou Riedel.

Entre os compromissos da comitiva, composta também por representantes do setor produtivo, houve visita à fabricante Mahindra, especializada em tratores e equipamentos, além de reunião com o governador do estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan.

Segundo Riedel, o secretário de desenvolvimento, Jaime Verruck, aproveitou a agenda para abrir possibilidades de intercâmbios nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Presente na missão, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, reforçou o foco da iniciativa em ampliar parcerias e atrair investimentos para setores estratégicos. “Importantes projetos foram apresentados para empresários de Mumbai. Entendemos que esse é o caminho para dar a oportunidade para que conheçam o Mato Grosso do Sul e também buscarmos ações de intercâmbio”, declarou .

Além de Riedel, Verruck e Longen, integram a delegação sul-mato-grossense o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, o secretário-adjunto de meio ambiente e desenvolvimento, Artur Falcette, o diretor de relações internacionais da Fiems, Aurélio Rolim, o diretor-superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, e o presidente do conselho deliberativo do Sebrae e vice-presidente da Famasul, Maurício Saito.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress