Evento será realizado no dia 16 de agosto e reúne pratos típicos, concurso, feira, música e natureza em um dos destinos mais preservados de Mato Grosso do Sul.
Da Redação

Com rica biodiversidade, cachoeiras, trilhas, rios de águas cristalinas e um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Estado, o município de Bodoquena, a 265 km de Campo Grande, se prepara para sediar o 1º Festival da Mandioca no dia 16 de agosto. A iniciativa integra a estratégia da prefeitura de impulsionar o turismo gastronômico e cultural, associando os atrativos naturais ao fortalecimento da economia local.
O evento será realizado na Feira do Produtor e terá praça de alimentação com pratos típicos, concurso gastronômico, apresentações culturais e o tradicional prêmio para a maior mandioca cultivada no município. A mandioca, ingrediente central na culinária de Mato Grosso do Sul, será a estrela principal da programação. Utilizada em receitas como caribéu, escondidinho, sopa paraguaia e como acompanhamento de churrascos, o alimento também representa tradição e geração de renda para agricultores da região.
O festival é resultado de uma parceria entre a Câmara Técnica de Educação e Sustentabilidade, o Programa DEL Turismo e a prefeitura de Bodoquena, com apoio da Fecomércio MS, Senar, comércio local e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A proposta é transformar a mandioca em símbolo de identidade local e vetor de desenvolvimento sustentável. “Além de uma excelente oportunidade para quem vive do comércio, o evento também é uma vitrine do potencial turístico de Bodoquena”, destacou Marcele Albuquerque dos Santos Montagner, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Cultura.
O município faz parte da Rota Bonito Serra da Bodoquena e está em processo de reestruturação turística, com ações voltadas à inovação, qualificação de serviços e organização do setor. A expectativa é que o Festival da Mandioca passe a integrar o calendário oficial de eventos da cidade, reforçando Bodoquena como destino de experiências que unem natureza, cultura e gastronomia regional.