18/08/2025 09:21

18/08/2025 09:21

13ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas discute inovações e futuro sustentável da indústria


Evento da Universidade Setorial ABTCP será realizado de 12 a 14 de agosto e reúne profissionais, estudantes e especialistas na Eldorado Brasil Celulose.

Da Redação

Encontro deste ano reforça o foco na inovação, otimização de processos e gestão eficiente dentro da cadeia produtiva de árvores cultivadas (Foto: Anderson Viegas/Made in MS).

A 13ª edição da Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas, promovida pela Universidade Setorial da ABTCP, será realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, na fábrica da Eldorado Brasil Celulose, em Três Lagoas (MS). Consolidado como um dos principais eventos do setor no Brasil, o encontro deste ano reforça o foco na inovação, otimização de processos e gestão eficiente dentro da cadeia produtiva de árvores cultivadas.

A programação contempla seis painéis temáticos — Celulose, Gente e Gestão, Meio Ambiente, Recuperação e Utilidades, Papel e Indústria 5.0 — e tem como proposta conectar profissionais da indústria, pesquisadores e estudantes em torno de soluções práticas e tendências que impactam diretamente a operação das unidades fabris.

“O evento, que começou com cerca de 50 participantes, hoje soma mais de 500. O crescimento mostra a relevância de uma agenda técnica, pensada para acompanhar a evolução de um setor em plena expansão no estado”, destaca Viviane Nunes, head of Education da ABTCP.

A gerente também lembra que a programação foi cuidadosamente estruturada para oferecer uma experiência enriquecedora. “O tema central do evento está totalmente conectado aos desafios atuais do setor, como a busca por eficiência operacional, uso racional de recursos, automação e sustentabilidade”, completa.

Para Marcelo Martins Vilar de Carvalho, gerente geral industrial da Eldorado Brasil Celulose, anfitriã do evento, a Semana é um espaço estratégico para fortalecer o intercâmbio de conhecimento. “Três Lagoas integra o chamado Vale da Celulose, e esse protagonismo se reflete na qualidade das discussões e no engajamento de profissionais altamente capacitados, que têm contribuído com apresentações e visitas técnicas”, afirma.

Vale da Celulose: polo de expansão industrial
De 2010 a 2024, os plantios de florestas cultivadas em Mato Grosso do Sul passaram de 341 mil hectares para 1,8 milhão de hectares, com previsão de alcançar 2 milhões até o fim de 2025. Esse avanço consolidou a região como o “Vale da Celulose”, atraindo grandes investimentos e consolidando o estado como um dos principais polos do setor no país.

Atualmente, o parque industrial sul-mato-grossense conta com fábricas da Suzano (em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo), Eldorado (Três Lagoas), Sylvamo (papel, em Três Lagoas), além dos projetos em andamento da Arauco (Inocência) e da Bracell (Água Clara).

Ações para formação de talentos
A Semana também terá uma agenda voltada à formação de estudantes, com palestras gratuitas no dia 12 de agosto no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Três Lagoas. A proposta é aproximar os jovens da realidade industrial e apresentar as oportunidades de carreira no setor.

“É um setor promissor, com ampla demanda por profissionais qualificados. A iniciativa de oferecer conteúdos específicos para universitários reforça nosso compromisso com a capacitação e a inovação”, afirma Viviane.

Serviço
13ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas
Tema: Otimização da produção de celulose e papel e da gestão eficiente aos processos inovadores
Data: 12 a 14 de agosto de 2025
Local: Eldorado Brasil Celulose, Três Lagoas (MS)
Mais informações:
🔗 Programação geral
🔗 Evento para estudantes (UFMS)

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress