13/07/2025 00:33

Atendimento do Hospital Regional em domicílio passa de 600 em 2025 e desafoga leitos

A casa da pequena Kyara, de 12 anos, se transformou em um espaço de acolhimento, cuidado e esperança. Diagnosticada com paralisia cerebral e dependente de ventilação mecânica, ela já enfrentou longos períodos de internação, até ser incluída no SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).

Desde 2020, recebe três atendimentos por semana de uma equipe multidisciplinar, o que a manteve fora do hospital nos últimos anos. “É uma tranquilidade saber que minha filha está segura, recebendo tudo o que precisa, sem sair de casa”, resume a mãe, emocionada.

Outro exemplo do impacto do serviço é o de Gonçalo de Araújo Filho. Ele teve uma infecção cutânea com choque séptico e precisou de reabilitação. Após quatro meses de acompanhamento pelo SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), conquistou um objetivo especial, entrar ao lado da filha no casamento dela. Hoje, está totalmente reabilitado.

“Sou imensamente grato. Nunca imaginei que existisse um cuidado tão humano e acolhedor. Saí de um leito paliativo e com o apoio dessa equipe incrível fui renascendo aos poucos. O momento mais marcante foi entrar na igreja, de mãos dadas com a minha filha, no dia do casamento dela. Foi como voltar a viver”, ressaltou Gonçalo.

Histórias como essas mostram como o cuidado em saúde pode ir além dos muros do hospital. Em 2025, o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) já realizou 639 atendimentos, sendo 84 somente em maio, o maior número desde a criação do serviço, há 15 anos. Com isso, o programa não só amplia o acesso à assistência contínua e humanizada, como também contribui diretamente para otimização dos leitos hospitalares.

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