Ação contempla colaboradores e dependentes, com aplicação da vacina quadrivalente diretamente nas empresas.
Da Redação

O Serviço Social da Indústria (Sesi) lança, em Mato Grosso do Sul, a campanha de vacinação contra a gripe voltada aos trabalhadores da indústria e seus dependentes. A expectativa é aplicar cerca de 18 mil doses ao longo da ação, que começa em abril e segue até agosto.
A vacina disponibilizada é do tipo quadrivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2, Influenza B e duas cepas do tipo B. A aplicação ocorre em dose única, realizada por profissionais de saúde qualificados.
Ao contratar o serviço, as indústrias podem agendar a data para que as equipes do Sesi realizem a vacinação diretamente no local de trabalho. O pacote inclui equipe técnica, transporte e todos os materiais necessários para a aplicação, como seringas e agulhas.
De acordo com a enfermeira do trabalho do Sesi, Patrícia Delevatti, a iniciativa traz benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores.“O primeiro ganho é o tipo de vacina oferecida, que contempla as variantes dos vírus que mais circularam no ano anterior. A vacina quadrivalente reduz o risco de formas graves da gripe, como pneumonia, o que diminui afastamentos e garante colaboradores mais saudáveis na linha de produção. Além disso, o Sesi vai até a indústria, facilitando o acesso e ampliando a cobertura vacinal”, explica.
O início do gesto vacinal está previsto para a primeira quinzena de abril em Campo Grande e para a segunda quinzena de abril nas cidades do interior. A campanha segue até o mês de agosto.As indústrias interessadas podem fazer a reserva e obter informações pelo telefone 0800 723 7374, com condições facilitadas e benefícios especiais.
Gripe: sintomas, complicações e prevenção
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e fundamental para evitar casos graves e óbitos, especialmente devido à constante mutação dos vírus influenza, o que exige vacinação anual.
Principais sintomas da gripe:
- Febre;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça.
Em alguns casos, a doença pode evoluir para complicações, principalmente em idosos, crianças menores de dois anos e pessoas com doenças crônicas, elevando os riscos de morbidade e mortalidade.
Complicações mais comuns:
- Pneumonia bacteriana ou viral;
- Sinusite;
- Otite;
- Desidratação;
- Agravamento de doenças crônicas;
- Pneumonia primária por influenza, mais frequente em pessoas com doenças cardiovasculares e gestantes.




