19/01/2026 19:03

19/01/2026 19:03

Dia Nacional do Queijo celebra diversidade, consumo e reconhecimento internacional do produto brasileiro

Data ressalta crescimento do mercado, benefícios nutricionais e destaque de queijos nacionais premiados no exterior.

Da Redação

Variedade de queijos nacionais e importados integra a celebração do Dia Nacional do Queijo nas lojas do Grupo Pereira. (Foto: Grupo Pereira/Divulgação).

Celebrado no dia 20 de janeiro, o Dia Nacional do Queijo chama atenção para um dos alimentos mais tradicionais e versáteis da mesa dos brasileiros, presente no café da manhã, em lanches e em receitas especiais. Apesar de o consumo per capita no Brasil ainda estar abaixo da média mundial, estimado em 5,8 quilos por ano, o segmento de queijos finos apresentou crescimento expressivo de 28% entre 2001 e 2017, conforme relatório do Sebrae, indicando a ampliação do interesse do consumidor por produtos de maior valor agregado e diversidade de sabores.

Com reputação ancestral e ampla variedade, o queijo é símbolo cultural e gastronômico em diversos países. Na França, estima-se a existência de mais de 400 tipos diferentes. No Brasil, a produção também é valorizada, com destaque para os queijos mineiros da Serra da Canastra, da Serra do Salitre e do Serro, reconhecidos com selo de Indicação de Procedência. Em setembro de 2024, queijos brasileiros conquistaram 57 medalhas, sendo cinco super ouros, o prêmio máximo, no concurso mundial Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, realizado em Tours, na França. A próxima edição do evento ocorrerá em Minas Gerais, neste ano.

Além do aspecto cultural e econômico, o consumo de queijo pode trazer benefícios à saúde quando feito com moderação, conforme orientação de nutricionistas. Queijos brancos, como ricota, minas e muçarela de búfala, apresentam menor teor de gordura e colesterol, enquanto os amarelos, como prato, provolone e parmesão, possuem maior concentração de gordura. De modo geral, o alimento é fonte de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, além de vitaminas A e do complexo B, concentradas durante o processo de fabricação. A recomendação média é o consumo de uma a duas fatias por dia.

Para consumidores com intolerância à lactose ou à proteína do leite, a caseína, o mercado também avançou na oferta de alternativas. Atualmente, já existem versões específicas disponíveis nos supermercados Comper e no Fort Atacadista, como os produtos LacFree e marcas como Vitalatte e GranMestri, ampliando o acesso ao consumo de queijos para diferentes perfis de público.

Em Campo Grande, o Dia Nacional do Queijo é celebrado com ampla variedade de marcas e produtos nas lojas do Fort Atacadista e do Comper, que oferecem opções com preços diferenciados para clientes do Vuon Card. As unidades do Grupo Pereira também disponibilizam uma seleção de vinhos nacionais e importados, incluindo rótulos exclusivos das marcas chilenas MaCool, Tubul, Paso Grande e Gryphoz, além do vinho português Mosaico, reforçando a experiência gastronômica dos consumidores.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress