09/01/2026 15:01

09/01/2026 15:01

Estudantes da UFGD representam Dourados em escola internacional sobre sustentabilidade no Insper

Universitários participaram de programa de ciência avançada em São Paulo, com debates sobre mudanças climáticas, sistemas complexos e sustentabilidade global.

Da Redação

Nelson, Luciele e Nycolas representaram a UFGD no evento (Foto: DIvulgação).

Estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados representaram Dourados em um dos mais relevantes espaços de debate internacional sobre sustentabilidade e mudanças climáticas do país ao participarem da São Paulo School of Advanced Science in Systems Change and Sustainability, realizada no Insper, em São Paulo, no período de 8 a 17 de dezembro de 2025. A iniciativa reuniu pesquisadores e estudantes de diferentes nacionalidades em uma imersão acadêmica voltada à análise de desafios globais contemporâneos.

Foram selecionados para a Escola os estudantes Nycolas Verly da Silva, do curso de Relações Internacionais; Luciele Fioravante Freitas Barbosa, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAgronegócios); e Nelson Tsuji Junior, doutorando também do PPGAgronegócios. Eles participaram de um processo altamente concorrido que recebeu 870 candidaturas do Brasil e do exterior. Ao todo, 100 participantes foram inicialmente escolhidos, representando 22 nacionalidades, sendo que 83 estudantes participaram efetivamente da programação.

Durante dez dias de atividades, os representantes da UFGD estiveram envolvidos em debates intensivos sobre mudanças sistêmicas, sustentabilidade, inteligência artificial, sistemas regenerativos, planejamento urbano, mudanças climáticas e sistemas complexos. A Escola contou com 40 palestrantes internacionais e foi apoiada pela Fapesp, por meio do programa Escolas São Paulo de Ciência Avançada, além de instituições parceiras internacionais.Segundo Nycolas Verly da Silva, a experiência teve impacto direto em sua formação acadêmica e profissional. “Ao longo dessa experiência, pude colocar em prática diversas habilidades desenvolvidas na graduação em Relações Internacionais, ao mesmo tempo em que me aprofundei em temas urgentes do debate contemporâneo sobre sustentabilidade”, afirmou o estudante.

Para Luciele Fioravante Freitas Barbosa, a participação contribuiu de forma significativa para o fortalecimento de sua pesquisa de mestrado. “Essa vivência foi especialmente significativa, pois me permitiu dialogar diretamente com pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes países e áreas do conhecimento, ampliando minha compreensão sobre a complexidade dos desafios socioambientais contemporâneos. Também pude apresentar minha proposta de pesquisa e receber contribuições valiosas que fortaleceram o trabalho”, destacou.

Já o doutorando Nelson Tsuji Junior ressaltou a presença do agronegócio como tema recorrente nas discussões. “As soluções relacionadas ao agronegócio apareceram de forma recorrente nos debates, reforçando a ideia de que a produção rural precisa considerar a complexidade dos sistemas naturais e sociais para se alinhar às mudanças climáticas e à sustentabilidade”, avaliou.

A participação dos estudantes reforça a atuação da UFGD na internacionalização do ensino, na excelência acadêmica e na formação de profissionais preparados para atuar em temas estratégicos para o desenvolvimento regional e global. Os universitários também destacaram o apoio de seus orientadores, professores Matheus de Carvalho Hernandez, Jonathan Gonçalves da Silva e Régio Marcio Toesca Gimenes, além do suporte do Escritório de Assuntos Internacionais, do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da instituição.

Estudantes da UFGD participaram de escola internacional sobre sustentabilidade e mudanças climáticas realizada no Insper, em São Paulo (Foto: Divulgação).

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress