20/11/2025 14:45

20/11/2025 14:45

PPGAgronegócios da UFGD amplia capacidade de pesquisa com supercomputador de alto desempenho

Equipamento foi adquirido por meio do Programa Pró-Equipamentos da CAPES e será utilizado em estudos avançados de dados e modelagens.

Da Redação

Nova Workstation do PPGAgronegócios da UFGD vai apoiar estudos em ciência de dados e simulações em larga escala. (Foto: Divulgação).

O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) recebeu uma Workstation de alto desempenho para impulsionar suas pesquisas científicas. O equipamento, modelo Infinite AMD Ryzen Threadripper 7960X, foi adquirido por meio do Programa Pró-Equipamentos da CAPES e já está instalado no Núcleo de Pesquisa em Administração, Ciências Contábeis e Economia (NUPACE), onde ficará disponível para docentes e discentes vinculados ao programa.

Customizada para operações de grande complexidade, a nova estação de trabalho permitirá avanços em estudos voltados à ciência de dados, Big Data, análises complexas e simulações computacionais, especialmente nas áreas de agronegócio, sustentabilidade, políticas públicas e sensoriamento remoto. Segundo a equipe do PPGAgronegócios, trata-se de um marco importante para a infraestrutura tecnológica da universidade.

O equipamento foi viabilizado com recursos da CAPES por meio da Portaria nº 347, de 21 de novembro de 2024, que restabeleceu os investimentos federais para aquisição de instrumentos científicos após mais de dez anos. O objetivo do programa é fortalecer a produção acadêmica e modernizar os laboratórios das instituições de ensino superior em todo o país.

Além de atender o PPGAgronegócios, a Workstation poderá ser utilizada por outros pesquisadores da UFGD, mediante agendamento prévio junto à secretaria do NUPACE. Um cronograma de uso está sendo elaborado para que diferentes grupos possam acessar o equipamento de acordo com as demandas de suas pesquisas.

A coordenação do programa destaca que a chegada do supercomputador representa um ganho significativo para o avanço das pesquisas estratégicas na região e posiciona o PPGAgronegócios de forma mais competitiva no cenário acadêmico nacional.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress