20/11/2025 14:45

20/11/2025 14:45

Parceria entre Senai e Forças Armadas amplia qualificação profissional e forma mão de obra para a indústria de Mato Grosso do Sul

Iniciativa já certificou mais de mil militares em três anos e oferece cursos em áreas que vão da eletricidade à marcenaria.

Da Redação

Militares participam de atividades práticas durante curso do programa Soldado Cidadão, oferecido pelo Senai em parceria com as Forças Armadas. (Foto: Senai MS/Divulgação).

As parcerias entre o Senai e as Forças Armadas têm se consolidado como um diferencial na formação de mão de obra qualificada em Mato Grosso do Sul. Com cursos voltados à prática profissional e alunos reconhecidos pela disciplina e comprometimento, a iniciativa já certificou mais de mil militares do Exército e da Marinha nos últimos três anos, por meio de turmas periódicas oferecidas em diversas áreas da indústria. A maior parte das formações ocorre em Campo Grande e em municípios próximos, como Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo, por meio do convênio Soldado Cidadão.

De acordo com o gerente regional do Senai, Jeancarlos Lucietto, o programa complementa a formação cívico-cidadã dos recrutas, preparando-os para o mercado de trabalho após o período obrigatório junto às Forças Armadas.

“Percebemos um grande diferencial no público que vem das Forças Armadas. Observamos disciplina, comprometimento e assiduidade nos cursos. Notamos muita vontade de aprender e se desenvolver profissionalmente. Isso traz para a equipe do Senai uma sensação de realização, pois conseguimos oferecer respaldo nessa formação e preparar excelentes profissionais para o mercado de trabalho”, afirma o gerente.

Lucietto avalia que o cenário atual da indústria sul-mato-grossense amplia as oportunidades de carreira para os participantes. Segundo ele, a demanda por profissionais qualificados tem crescido e impulsionado a oferta de cursos voltados às necessidades do setor.

“Temos muitas demandas de profissionais; o mercado está aquecido e buscando esse tipo de qualificação. O Senai, atento a isso, por meio de parcerias como esta, vem formando pessoas para ocupar esses postos de trabalho.”

Criado em 2004, o programa Soldado Cidadão funciona em todo o território nacional e reúne escolas técnicas e unidades militares na capacitação de jovens que estão deixando o serviço militar. Quase 200 mil recrutas já foram beneficiados em todo o Brasil. Entre as áreas de qualificação oferecidas estão telecomunicações, mecânica, alimentação, construção civil, artes gráficas, confecção, têxtil, eletricidade, comércio, comunicação, transportes, informática, vigilância, pintura e saúde.

Para 2025, o Senai de Mato Grosso do Sul disponibilizará aos militares cursos como Auxiliar de Eletricista de Redes, Montador de Móveis e Fundamentos Básicos da Marcenaria. O instrutor Gabriel Alexandre Soares, engenheiro eletricista responsável pelo curso de Auxiliar de Eletricista, explica que as aulas abordam tanto os procedimentos técnicos quanto aspectos de segurança.

“Os alunos saem capacitados para trabalhar com levantamento de redes, sejam próprias ou terceirizadas da concessionária, ou de alguma indústria que contrate para a instalação de um transformador próprio. Eles ficam capacitados para atuar como auxiliares de eletricista em todas essas frentes.”

Em Corumbá, a unidade do Senai também qualifica militares que servem no município. Desde 2022, 212 integrantes do Exército e da Aeronáutica foram certificados em cursos como Pedreiro de Alvenaria, Eletricista Instalador Residencial, Pintor de Obras Imobiliárias e Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial.

A formação tem contribuído para que muitos jovens planejem novos caminhos profissionais. O cabo Kauê Bezerra, de 21 anos, concluiu o curso de Fundamentos Básicos da Marcenaria e já projeta seguir carreira na área. “Eu nunca tinha trabalhado com madeira, mas nesse período de três semanas fiquei muito interessado e considero entrar para essa área. Estou com planos de me aperfeiçoar na movelaria. Ano que vem, também quero fazer o curso técnico de Marcenaria, com duração de dois anos”, afirma ele.

Durante o curso, Kauê produziu uma tábua de corte e uma petisqueira de madeira, utilizando conhecimentos adquiridos anteriormente em outras atividades. “Eu já trabalhei com toldos, que envolvem mais a parte de ferragens, algo totalmente diferente da madeira. Porém, alguns equipamentos e ferramentas eu já conhecia um pouco mais”, relembra.

A experiência na vida militar também é vista por ele como um diferencial. “Quando entramos no quartel, temos aquele período básico de recruta. É quando aprendemos a ter disciplina, respeito mútuo com os colegas e a trabalhar em equipe. É um local de muito aprendizado, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Ali aprendemos que tudo tem um jeito, tudo pode ser resolvido e tudo conseguimos fazer.”

Matheus Fernandes, de 23 anos, serve às Forças Armadas desde 2022 e optou por prorrogar seu tempo inicial de serviço. O jovem escolheu o curso de Montador de Móveis e avalia que a qualificação abre possibilidades para construir uma nova carreira após deixar a farda.

“Estou me aperfeiçoando para o mercado externo. Optei pelo curso de Montador de Móveis, em que recebemos as peças já cortadas e fazemos a montagem na casa do cliente. Adquirimos muita experiência com perfuração, recorte e parafusamento. Gostei dessa área e pretendo seguir carreira”, conclui.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress