06/11/2025 19:18

06/11/2025 19:18

Fiems completa 46 anos e celebra papel decisivo no desenvolvimento industrial de Mato Grosso do Sul

Fundada em 1978, Federação das Indústrias nasceu junto com o Estado e se consolidou como motor da economia sul-mato-grossense.

Da Redação

Criação da Fiems marca o início de uma trajetória que impulsionou a industrialização de Mato Grosso do Sul. (Foto: Fiems/Divulgação).

As páginas datilografadas da ata de fundação da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) guardam o início de uma história que se confunde com a própria criação do Estado. Fundada em 1978, um ano após a divisão de Mato Grosso, a instituição completa nesta quinta-feira (6) 46 anos de trajetória marcada pelo fortalecimento econômico, pela modernização tecnológica e pelo impacto social em diversas áreas.

O engenheiro Alfredo Fernandes, um dos signatários da ata e presidente da entidade entre 1999 e 2007, relembra o início da caminhada. “Nós começamos do zero”, afirma ele, destacando o desafio de estruturar o setor industrial em um Estado recém-criado, mas já reconhecido por seu potencial agrícola e promissoras perspectivas econômicas.

A aposta deu certo. Atualmente, a indústria sul-mato-grossense é uma das principais forças da economia estadual. O setor movimenta bilhões de reais em investimentos, gera milhares de empregos e impulsiona as exportações. O segmento de celulose e papel, que produz a matéria-prima do documento original da Fiems, é hoje o maior destaque, respondendo por 39% do total das exportações de Mato Grosso do Sul.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, afirma que a data marca um momento singular de desenvolvimento industrial. “É uma data muito importante para uma atividade que, de certa forma, ainda é novidade. A indústria vem se fortalecendo. Vivemos a alegria de uma transformação no Estado, construída há muitas mãos, mas, acima de tudo, um projeto bem planejado, valorizando a produção, valorizando as pessoas, tentando construir em cada região um ponto de desenvolvimento e fazendo a diferença”, ressalta.

Nos últimos anos, a federação ampliou sua atuação, tornando-se uma das principais parceiras do governo do Estado na atração de investimentos nacionais e internacionais. As missões empresariais realizadas pela instituição em países da Ásia, África, Europa e Estados Unidos buscam promover o potencial produtivo e logístico de Mato Grosso do Sul, especialmente com o avanço da Rota Bioceânica, corredor que conectará o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando pelo território sul-mato-grossense até os portos do norte do Chile.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância da instituição como parceira estratégica no planejamento e execução de políticas de desenvolvimento. “Especialmente, nos últimos 30 anos vimos tudo que aconteceu nesse Estado. A Fiems tem a responsabilidade de um legado construído nesse sentido, como parceira nas discussões, seja com o poder público ou com o privado, na construção de um ambiente de negócios com segurança jurídica, com transparência e busca permanente por equilíbrio fiscal, tudo isso pensando nas pessoas”, disse o governador.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress