27/09/2025 17:53

27/09/2025 17:53

Uva ganha protagonismo nutricional com chegada da primavera e entra no radar dos consumidores

Fruta rica em flavonoides, vitaminas e minerais tem safra de maior qualidade entre setembro e outubro e é destaque em festival realizado pelo Grupo Pereira.

Da Redação

Festival da Uva promovido pelo Grupo Pereira oferece variedades selecionadas com condições especiais até o domingo (28), nas redes Fort Atacadista e Comper (Foto: Divulgação).

Com a chegada da primavera, a uva se consolida como uma das protagonistas do período, tanto pela qualidade da safra nacional quanto pelos benefícios nutricionais que oferece. A fruta, que começa a aparecer com mais abundância nas prateleiras de supermercados entre setembro e outubro, é cultivada em regiões como o Vale do São Francisco e o Rio Grande do Sul. A estação também marca uma mudança de hábitos alimentares, com o aumento da procura por alimentos mais leves, frescos e funcionais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é recomendado o consumo de cinco porções diárias de frutas, legumes e hortaliças em pelo menos cinco dias da semana. No entanto, para que os benefícios à saúde sejam efetivos, a variação na alimentação é fundamental. A uva, por exemplo, concentra uma série de nutrientes que fazem dela uma aliada na prevenção de doenças e no bom funcionamento do organismo.

Segundo a nutricionista do Grupo Pereira, Thaísa Braz, a uva é fonte de potássio, cobre, manganês e vitaminas K, C e do complexo B. Também contém flavonoides como o resveratrol, principalmente na casca, que está associado à redução do colesterol, melhora da circulação, prevenção de doenças cardiovasculares e diminuição de processos inflamatórios. Ela acrescenta que o composto antioxidante também pode impactar positivamente a memória e o humor.

Thaísa destaca ainda a presença da vitamina K, que auxilia na fixação do cálcio nos ossos e pode prevenir doenças como a osteoporose. Embora contenha uma quantidade significativa de carboidratos, a fruta apresenta índice glicêmico baixo a médio, principalmente quando consumida com casca, o que contribui para o controle da glicose no sangue e pode prevenir quadros de resistência à insulina.

Mesmo com esses benefícios, o consumo da uva ainda é considerado limitado no Brasil. Com a ampliação da oferta e da qualidade durante a primavera, cresce também a oportunidade de incluir a fruta em uma dieta mais diversificada e saudável. Pensando nisso, o Grupo Pereira promove o Festival da Uva, com ofertas especiais em 10 unidades do Fort Atacadista e 11 lojas da rede Comper, até o domingo, 28 de setembro.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress