Processo seletivo oferece vagas remanescentes em cursos presenciais com ingresso no primeiro semestre de 2026. Inscrições vão até 14 de setembro e são gratuitas.
Da Redação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com inscrições abertas, até o dia 14 de setembro, para o processo seletivo de ingresso em cursos de graduação voltado exclusivamente para pessoas refugiadas, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas. A seleção visa preencher vagas remanescentes em cursos presenciais da instituição com início no primeiro semestre de 2026.
De acordo com a pró-reitoria de ensino da UEMS, não será cobrada taxa de inscrição. Os interessados devem realizar o cadastro exclusivamente pela internet, por meio do link https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind, entre as 9h desta segunda-feira (25) e as 23h59 do dia 14 de setembro, no horário oficial de Mato Grosso do Sul. O edital está disponível em português, espanhol, inglês e francês.
A seleção será composta por duas etapas: o preenchimento do formulário de inscrição e a análise das notas das áreas de Linguagens e Matemática, conforme o histórico escolar do ensino médio. Será exigida a conclusão do ensino médio no Brasil ou sua equivalência no exterior, reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação.
Segundo a Resolução CE/CEPE-UEMS nº 2.327, de 4 de agosto de 2021, podem participar:
- Refugiados: pessoas que tenham deixado seu país devido a perseguição por motivos como raça, religião ou opiniões políticas;
- Migrantes em situação de vulnerabilidade: pessoas expostas a riscos ou violações durante o processo migratório;
- Apátridas: indivíduos não reconhecidos como nacionais por nenhum Estado, segundo a legislação vigente.
Após a matrícula, os candidatos com diploma de curso superior poderão solicitar aproveitamento de disciplinas conforme as normas institucionais. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail acolhimento@uems.br.