Ampliação e modernização dos terminais T32 e DP World elevaram em 75% a movimentação e reforçaram a estratégia logística sustentável da companhia.
Da Redação

A Suzano alcançou a marca de 5,525 milhões de toneladas de celulose exportadas pelos seus terminais no Porto de Santos um ano após concluir a ampliação e modernização das estruturas logísticas. O resultado representa um crescimento de 75% em relação ao período anterior às obras e reflete, segundo a companhia, o aumento da eficiência operacional e o acréscimo da produção oriunda da Unidade Ribas do Rio Pardo, que entrou em operação em julho de 2024.
De acordo com a Suzano, a modernização dos terminais T32 e DP World foi decisiva para ampliar a capacidade de escoamento da produção destinada ao mercado externo. Atualmente, toda a celulose encaminhada ao Porto de Santos é transportada por ferrovia, o que, conforme a empresa, representa um avanço relevante na redução do uso de combustíveis fósseis e das emissões associadas à operação logística.
O gerente executivo de Logística da Suzano, Renan Volpatto, afirma que os números refletem o esforço conjunto das equipes envolvidas no processo. “Os resultados das nossas operações nos terminais em Santos refletem o comprometimento da Suzano e de toda a equipe envolvida em garantir operações cada vez mais eficientes e sustentáveis. Atualmente, nossa operação logística foi estruturada para que toda a produção destinada ao Porto de Santos seja transportada por ferrovia, representando um avanço importante na estratégia de redução do uso de combustíveis fósseis e das emissões associadas”, destacou.
Na avaliação da superintendente institucional de Logística da Suzano, Patricia Lascosque, a combinação entre eficiência operacional e responsabilidade ambiental é um dos pilares da companhia. “Essa aliança entre resultados operacionais e ambientais vem ao encontro de um dos nossos principais direcionadores, que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’”, afirmou, ao comentar os investimentos realizados nos terminais portuários.
Do total de recursos destinados pela Suzano à modernização logística e à adoção de novas tecnologias para o escoamento da produção, R$ 443 milhões foram aplicados nos dois terminais localizados em Santos. No terminal T32, as obras incluíram a ampliação do armazém de celulose de 21 mil metros quadrados para 28 mil metros quadrados de área construída, além da modernização dos processos operacionais e da implantação de dois pórticos rolantes, com capacidade para movimentar até 48 toneladas cada.
Ainda no T32, foram instalados quatro novos ramais ferroviários, com 300 metros de comprimento cada linha, o que possibilita o descarregamento simultâneo de até 44 vagões. O terminal é operado em parceria com a Portocel desde o início deste ano, ampliando a eficiência do fluxo ferroviário e portuário da companhia.
No terminal DP World, construído pela Suzano e operado pela DP World Santos, os investimentos contemplaram a ampliação do armazém de 36 mil metros quadrados para 51 mil metros quadrados de área construída. Com isso, a capacidade estática de armazenamento foi ampliada em quase 40%, podendo chegar a 160 mil toneladas, enquanto a capacidade anual de movimentação de carga aumentou de 3,6 milhões para 5 milhões de toneladas.
As intervenções no DP World também incluíram a instalação de duas novas pontes rolantes, cada uma com capacidade para movimentar até 40 toneladas. Segundo a Suzano, as melhorias consolidam o Porto de Santos como um dos principais corredores logísticos da companhia e fortalecem a competitividade da celulose brasileira no mercado internacional.





