Empresa brasileira investirá US$ 1,734 bilhão em nova companhia, que reunirá marcas como Kleenex, Scott e WypAll.
Da Redação

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência internacional em bioprodutos a partir do eucalipto, e a Kimberly-Clark, gigante global do setor de higiene e cuidados pessoais, anunciaram nesta quarta-feira (5) a criação de uma joint venture que atuará no mercado global de Tissue. Avaliada em US$ 3,4 bilhões, a nova empresa será responsável por marcas de bens de consumo amplamente conhecidas, como Kleenex, Scott, Cottonelle e WypAll, e terá presença em mais de 70 países.
Com sede na Holanda, a joint venture reunirá 22 fábricas localizadas em 14 países da Europa, Ásia, América Latina, Oriente Médio, África e Oceania, com capacidade instalada conjunta de aproximadamente 1 milhão de toneladas anuais. A receita líquida dos ativos incorporados à nova companhia somou cerca de US$ 3,3 bilhões em 2024. A operação envolve ainda cerca de 9 mil colaboradores.
A Suzano deterá 51% da nova empresa, enquanto a Kimberly-Clark ficará com os 49% restantes. O aporte da companhia brasileira será de US$ 1,734 bilhão, a ser pago em dinheiro e à vista no fechamento da transação, prevista para ocorrer até meados de 2026, mediante aprovação de órgãos reguladores e cumprimento de condições usuais para esse tipo de negócio.
A iniciativa marca mais um passo na estratégia de crescimento global da Suzano, que opera três linhas de produção de celulose em Mato Grosso do Sul – duas localizadas em Três Lagoas e uma em Ribas do Rio Pardo. Com esses ativos, o estado tornou-se um dos maiores polos de produção de celulose do mundo, consolidando a posição da companhia como líder no setor.
“Esta nova empresa reúne dois players globais com capacidades complementares. A Suzano aporta seu conhecimento industrial e eficiência operacional, enquanto a Kimberly-Clark contribui com sua expertise em construção de marcas e gestão comercial em múltiplas regiões do mundo”, afirma Beto Abreu, presidente da Suzano. “Estamos entusiasmados em combinar talentos, ativos e marcas com forte confiança dos consumidores”, completa.
As mais de 40 marcas regionais dos negócios de Consumer Tissue e Professional da Kimberly-Clark serão transferidas à nova empresa. Já as marcas globais como Kleenex, Scott e Kimberly-Clark Professional farão parte da joint venture por meio de acordos de licenciamento de longo prazo.
A Suzano já lidera o mercado brasileiro de papéis higiênicos, posição conquistada após a aquisição, em 2023, das marcas e ativos de Tissue da Kimberly-Clark no Brasil. Atualmente, a companhia investe R$ 650 milhões na construção de uma nova fábrica de Tissue em Aracruz (ES), que ampliará em 60 mil toneladas anuais a capacidade de produção da unidade de bens de consumo.
“Após a aquisição da divisão brasileira da Kimberly-Clark, desenvolvemos profundo conhecimento da cultura e dos processos da empresa. Os ganhos de eficiência já conquistados por aqui nos dão confiança de que esse modelo pode ser replicado globalmente”, avalia Luís Bueno, vice-presidente executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas da Suzano.
Após a conclusão da transação, as duas companhias assinarão um acordo de acionistas para definir governança, gestão e participação societária. A joint venture será comandada por um conselho de administração com cinco membros – três indicados pela Suzano e dois pela Kimberly-Clark. O acordo também prevê uma opção de compra, permitindo à Suzano adquirir a totalidade da participação da parceira futuramente.