Competição reuniu cerca de 100 estudantes e classificou a equipe campeã para o Torneio Estadual de Robótica em Campo Grande.
Da Redação

O Serviço Social da Indústria (Sesi) premiou alunos da Escola Municipal Laurindo Stragliotto que participaram do 1º Circuito Sesi de Robótica em Maracaju, realizado na última sexta-feira (1º). O evento reuniu aproximadamente 100 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e marcou o encerramento de um projeto de robótica iniciado no ano passado no município.
A competição contou com sete equipes inscritas na categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL), que estimula a criatividade e o trabalho em equipe a partir da programação e montagem de robôs. A grande campeã foi a equipe Tech One, formada por alunos do 9º ano, que garantiu vaga para o Torneio Sesi de Robótica. A disputa estadual será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, em Campo Grande, com equipes de todo o estado.
Segundo o articulador de robótica da Rede Sesi de Educação, Washington Luiz de Oliveira, o resultado alcançado pelos alunos foi positivo. “Os alunos demonstraram grande envolvimento com a robótica e brilharam nas atividades de mesa, projeto e trabalho em equipe. Foi muito legal ver o envolvimento de professores, diretores e representantes das secretarias municipais no circuito. O apoio da escola e da prefeitura foi fundamental para o sucesso do torneio”, afirmou Oliveira.
O projeto desenvolvido em Maracaju utiliza a metodologia STEAM, sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Reconhecida em âmbito nacional, ela integra áreas do conhecimento e estimula o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro profissional dos jovens. A Rede Sesi de Educação também participou com professores e estudantes voluntários que auxiliaram na execução das atividades.
As equipes premiadas foram: Projeto de Inovação, The Relics (7º A); Design de Robô, Ordo Nexus (8º B); Estrela em Ascensão, Tech Arks (8º A); Desafio do Robô, Tech Arks (8º A), com 215 pontos; e Champion Award, Tech One (9º ano).
A iniciativa reforça o compromisso do Sesi com a promoção da educação tecnológica e com a preparação dos estudantes para os desafios do mundo do trabalho, incentivando a inovação, a pesquisa e a criatividade em sala de aula.
				




