02/09/2025 05:55

02/09/2025 05:55

Senar/MS conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Alunos do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte alcançaram destaque nacional na 14ª edição da OBAP.

Da Redação

Alunos do Senar/MS conquistaram a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Agropecuária. (Foto: Senar/MS/Divulgação).

O talento e a dedicação dos alunos do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, do Senar/MS, conquistaram projeção nacional. Pela primeira vez participando da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), a equipe formada por Elias Junior e Kátia Barbosa, do curso Técnico em Agropecuária, e Handrelise de Menezes Fernandes, do curso Técnico em Florestas, orientados pelas instrutoras Kedma Leonora e Catherine Rossato, garantiu a medalha de bronze na categoria Técnico Subsequente da 14ª edição da competição.

A equipe foi a única representante de Mato Grosso do Sul entre as dez melhores do país que chegaram à etapa presencial, realizada entre os dias 11 e 15 de agosto, nos campi do Instituto Federal em Petrolina, em Pernambuco, e Senhor do Bonfim, na Bahia. “É um resultado histórico para nós. Além de ser a primeira vez que participamos, já voltamos para casa com uma medalha nacional, o que mostra a qualidade dos nossos cursos técnicos e o empenho dos nossos alunos”, afirmou a orientadora Catherine.

A OBAP é organizada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e considerada a maior competição científica da área no Brasil. Criada em 2011, já reuniu mais de 17 mil estudantes em suas edições, com cerca de 140 instituições participantes a cada ano. A disputa é dividida em duas fases: na primeira, virtual, 1.981 equipes de todo o país realizaram prova online; na segunda, presencial, as melhores colocadas participaram de avaliações práticas e teóricas.

Na categoria Técnico Subsequente, apenas dez times chegaram à fase presencial. O Senar/MS garantiu seu lugar entre eles, realizando uma prova teórica e três práticas: avaliação pós-colheita de citros, preparo de calda de pulverização e inseminação artificial em bovinos. A equipe conquistou o 4º lugar nacional, que na OBAP equivale à medalha de bronze, já que a premiação contempla até a 5ª colocação.

“Já fomos premiados em algumas competições nos últimos anos, então decidimos partir para algo maior. Estamos muito felizes pois é um reconhecimento de nível nacional mostrando que estamos entre as melhores escolas. É motivo de alegria muito grande para o Centro de Excelência e para a educação formal do Senar Mato Grosso do Sul. Além de tudo, também serviu como um aprendizado para nos prepararmos melhor para as próximas edições”, destacou o diretor do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, Gustavo Cavalca.

Além da medalha, a participação proporcionou intercâmbio de experiências e conhecimentos. Os alunos tiveram contato com estudantes de diferentes regiões, reforçando sua formação técnica, acadêmica e social. Para o Sistema Famasul e o Senar/MS, o resultado reafirma o compromisso em preparar profissionais qualificados para o agronegócio.

O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, localizado em Campo Grande, é uma referência nacional no ensino técnico voltado ao setor agropecuário. A iniciativa é do Senar/MS em parceria com o Senar Administração Central e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Com cursos técnicos de nível médio e programas de capacitação, o espaço oferece salas de aula modernas, laboratórios e áreas experimentais, unindo teoria e prática para atender às demandas do mercado de trabalho. A conquista na OBAP reforça esse papel e confirma a qualidade do ensino desenvolvido pela instituição.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress