Evento apresenta resultados de 2025, planejamento para 2026 e ações conjuntas que fortalecem os municípios, como o programa Cidade Empreendedora.
Da Redação

O Sebrae/MS e o governo do Estado realizam no dia 2 de fevereiro a terceira edição do MS Empreende Mais, iniciativa voltada ao fortalecimento do ambiente de negócios e ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, com a participação do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
O encontro acontece às 8h, na sede do Sebrae em Campo Grande, e reúne gestores públicos, lideranças e representantes do setor produtivo para apresentação de estratégias, resultados e políticas integradas de apoio ao empreendedorismo.
De acordo com dados do Sebrae/MS, o Estado atravessa um ciclo positivo na economia, impulsionado especialmente pelos pequenos negócios, que representam atualmente 89% dos empreendimentos sul-mato-grossenses, o equivalente a mais de 337 mil empresas ativas. Somente em 2025, foram formalizados mais de 69 mil novos negócios, o maior volume dos últimos cinco anos, reforçando o papel do empreendedorismo na geração de emprego e renda.
Nesse contexto, o MS Empreende Mais se consolida como espaço para alinhamento das ações entre o Sebrae/MS e o governo do Estado, com foco em políticas públicas eficientes, estímulo à competitividade e fortalecimento da economia local. Durante o evento, serão apresentadas as estratégias da instituição para 2026, os resultados alcançados em 2025 e as iniciativas desenvolvidas em parceria com o poder público estadual.
Entre os destaques está o programa Cidade Empreendedora, executado por meio de convênio entre o Sebrae/MS e o governo do Estado, via Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Segundo o Sebrae/MS, o novo ciclo da iniciativa teve início em julho de 2025 e atualmente está presente em 36 municípios, em parceria com as prefeituras municipais, com foco em modernização da gestão pública, desburocratização e estímulo aos negócios locais.
Ainda conforme a instituição, o programa está estruturado nas frentes Transforma, Avança e Excelência e, desde sua criação em 2018, já alcançou 57% das cidades de Mato Grosso do Sul, com impactos diretos na economia municipal, melhoria do ambiente empresarial e fortalecimento do desenvolvimento sustentável.





