01/11/2025 15:13

01/11/2025 15:13

Roadshow Brasil Mais Produtivo impulsiona competitividade de empresas em MS

Fortalecer a produtividade e conectar empreendedores foram os principais objetivos do evento promovido pelo Sebrae/MS e Senai.

Da Redação

O Roadshow Brasil Mais Produtivo reuniu representantes de 43 empresas e gerou cerca de R$ 4 milhões em expectativas de negócios. (Foto: Sebrae/MS/Divulgação).

O Sebrae/MS e o Sistema Fiems, por meio do Senai, realizaram nesta quinta-feira (30), em Campo Grande, o Roadshow Brasil Mais Produtivo, com o objetivo de fortalecer a competitividade das empresas sul-mato-grossenses. O encontro, sediado na Faculdade Senai da Construção, apresentou os resultados do programa nacional Brasil Mais Produtivo e promoveu uma rodada de negócios que reuniu 43 empresas, resultando em cerca de R$ 4 milhões em expectativas de novas parcerias.

O programa Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e gerido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com execução do Sebrae e do Senai. O diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, afirmou que a iniciativa tem papel decisivo no fortalecimento dos pequenos negócios.

“O Brasil Mais Produtivo é um programa essencial para os pequenos negócios, pois promove um acompanhamento próximo às empresas, ajudando a identificar oportunidades de melhoria, reduzir custos e aumentar a produtividade. A parceria entre o Sebrae/MS e o Senai é fundamental nesse processo, permitindo que as empresas inovem, se tornem mais competitivas e ampliem sua participação no mercado. Com isso, fortalecemos o desenvolvimento econômico do estado e contribuímos para a sustentabilidade dos empreendimentos locais”, destacou.

O diretor-regional do Senai/MS, Rodolpho Mangialardo, ressaltou que a parceria entre as instituições amplia o alcance do programa. “A parceria entre o Governo Federal, o Sebrae e o Senai tem sido fundamental para o sucesso das ações, que resultam em aumento de produtividade, eficiência energética e redução de custos nas empresas. Essa união é essencial, pois muitas vezes não temos acesso direto ao micro e pequeno empreendedor, e o Sebrae/MS possui essa capilaridade e esse portfólio de atuação”, afirmou.

Para o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Esaú Rodrigues de Aguiar Neto, as micro e pequenas empresas são estratégicas para o crescimento de Mato Grosso do Sul.

“Parceria é a palavra que define o trabalho que vem sendo feito para promover o desenvolvimento econômico e industrial do nosso estado. Hoje, mais de 40% das empresas de Mato Grosso do Sul são micro ou pequenas, e é fundamental que tenhamos ações voltadas ao fortalecimento desses negócios. Elas têm um papel estratégico dentro do grande complexo econômico que vem se formando a partir dos investimentos atraídos para o estado, e, por isso, o apoio a esse público é essencial para garantir um crescimento equilibrado e sustentável”, destacou.

Em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS atua no programa por meio do ALI Produtividade, que oferece acompanhamento gratuito de seis meses a micro e pequenos empreendimentos. Os Agentes Locais de Inovação ajudam os empresários a identificar melhorias, reduzir custos e aplicar práticas que aumentem a eficiência. Somente em 2025, o Sebrae/MS atendeu 1.407 empresas pelo programa, sendo 191 da indústria. Destas, 595 já concluíram todas as etapas, enquanto 965 continuam em atendimento ativo, com ganhos expressivos em produtividade, redução de desperdícios e aumento do faturamento.

A programação do Roadshow incluiu um painel sobre produtividade, com palestra do empresário Lindolfo Martin, fundador da rede Multicoisas, e o relato de empreendedores das empresas Integra Móveis e Serv Sal, que compartilharam resultados obtidos com o programa. Na sequência, o Sebrae/MS promoveu uma sessão de negócios entre empresários de diferentes setores, com o objetivo de estimular conexões e gerar novas oportunidades comerciais.

A empresária Deliane Oliveira Leite, da marca Biscoitim Brasil, destacou a importância da ação. “Aproveitando o clima das festas de fim de ano, vim com a expectativa de apresentar nossos biscoitos artesanais personalizados como uma opção de presente. Mais do que fechar negócios, meu objetivo é fazer networking e buscar parcerias com as empresas que participam da rodada, criando possibilidades de montar cestas ou ações corporativas que valorizem esse tipo de produto”, afirmou.

Já a empreendedora Camila Molina, fundadora da marca Sorrir sem Telas, disse que o evento contribui para fortalecer o propósito da empresa. “A empresa nasceu com o propósito de resgatar a essência da infância e promover momentos de conexão entre pais e filhos, longe das telas. Participar dessa rodada de negócios é uma oportunidade muito valiosa, especialmente para quem está começando”, destacou.

Pietro Navarro, da empresa de informática Mais Code, reforçou o papel do evento na geração de conexões. “Estamos sempre em busca de novas oportunidades de negócio e de mostrar que o nosso produto se adapta a qualquer empresa presente aqui. Em algum momento, essas conexões geram frutos”, pontuou.Com o Roadshow Brasil Mais Produtivo, o Sebrae/MS e o Senai reforçam o compromisso com a inovação e a formação de um ambiente empresarial mais competitivo em Mato Grosso do Sul, apoiando negócios que buscam adotar práticas mais eficientes, reduzir custos e aumentar sua capacidade de geração de valor.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress