Nova diretoria da AAMS promete ampliar atuação para o interior, investir em tecnologia e promover cursos e eventos culturais no biênio 2025-2027.
Da Redação

A advogada Rachel de Paula Magrini Sanches assumiu nesta quinta-feira (2) a presidência da Associação dos Advogados de Mato Grosso do Sul (AAMS), durante cerimônia de posse realizada no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O evento reuniu profissionais da advocacia da capital e do interior, além de autoridades do Poder Judiciário, Legislativo municipal, Ministério Público, Defensoria Pública e governo federal.
Entre os presentes estavam o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Alexandre Cantero, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Luiz Tadeu Barbosa Silva e Ruy Celso Barbosa Florence, o procurador Clóvis Amauri Smaniotto e a defensora pública-geral Débora Paulino. A nova diretoria foi empossada para o biênio 2025-2027 e anunciou como prioridades a expansão da entidade para o interior, a modernização tecnológica e a promoção de cursos, simpósios e eventos culturais.
Em seu discurso, Rachel destacou que pretende conduzir uma gestão aberta e próxima da advocacia. “Assumo esta presidência com humildade, coragem e disposição para ouvir. Quero uma associação aberta, plural e próxima de todos os colegas. Como dizia Guimarães Rosa: ‘O que a vida espera da gente? Coragem’. É isso que não me faltará para fortalecer e modernizar a AAMS”, afirmou.
O advogado Murilo Medeiros Marques, agora 1º secretário da instituição, lembrou da importância histórica da entidade em sua trajetória. “Meu pai é advogado e cresci acompanhando as reuniões da associação. Sei do valor histórico da AAMS e, nesses três anos, quero trabalhar para atender tanto aos jovens que estão chegando quanto aos profissionais mais experientes, sempre batalhando pelos anseios da advocacia”, destacou.

Já o conselheiro Leopoldo Fernandes da Silva Lopes afirmou que a nova gestão representa um momento de retomada. “Rachel é aguerrida, inteligente e dedicada. Ela vai resgatar o legado da AAMS e contribuir para que a associação se consolide cada vez mais como espaço de formação, debates e defesa da advocacia no Mato Grosso do Sul”, avaliou.
A solenidade contou também com uma homenagem póstuma ao advogado Renato Araújo Corrêa e a despedida de André Luís Xavier Machado, que presidiu a entidade nos últimos anos. Ele ressaltou a dedicação da nova presidente. “Rachel é uma profissional ativa e comprometida. Tenho certeza de que a nova gestão será firme e atuante”, afirmou.
A AAMS foi fundada em 1966 e se consolidou ao longo de quase seis décadas como referência no fortalecimento da classe e espaço de convivência que promove debates, defesa das prerrogativas e valorização da advocacia. A entidade se destaca por oferecer cursos, convênios, serviços e atividades culturais, sempre com foco no aperfeiçoamento profissional e na união da categoria.
Diretoria eleita – Gestão 2025-2027
- Presidente: Rachel de Paula Magrini Sanches
- 1° Vice-Presidente: Ademar Amancio Pereira Machado
- 2° Vice-Presidente: Abadio Baird
- 1° Secretário: Murilo Medeiros Marques
- 2° Secretário: André Luiz Godoy Lopes
- 1ª Tesoureira: Larissa Moraes Cantero Pereira
- 2ª Tesoureira: Loraine Matos Fernandes
Conselho de Administração (Titulares):
Rodrigo Tesser Pontes, Tiago Bana Franco, Coraldino Sanches Filho, Dirce Maria Gonçalves do Nascimento, Silmara Cher Trindade Felix Matiazo, Leopoldo Fernandes da Silva Lopes, Cauê Gilberthy Arruda de Siqueira e Meyre Fontes.
Conselho de Administração (Suplentes):
Matheus Camy Duarte Faccin, Kenia Paula Gomes do Prado Fontoura e Marcelo Augusto Muniz.