13/10/2025 20:34

13/10/2025 20:34

Projeto Nossa Energia leva serviços gratuitos e modernização da rede para cidades de MS

Iniciativa da Energisa MS contempla sorteios de eletrodomésticos, doação de lâmpadas LED e atividades educativas em dez municípios até novembro.

Da Redação

Unidade Móvel Educacional do projeto Nossa Energia percorre cidades de Mato Grosso do Sul com serviços gratuitos e ações de conscientização (Foto: Energisa MS/Divulgação).

A Energisa Mato Grosso do Sul intensificou as ações do projeto Nossa Energia, iniciativa que integra o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Até o fim de novembro, dez municípios do estado recebem atividades gratuitas voltadas ao consumo consciente de energia, sorteio de eletrodomésticos e modernização da rede elétrica.

A Unidade Móvel Educacional, que já passou por cidades como Cassilândia, Corumbá e Coxim, percorre o estado com laboratório interativo, jogos, vídeos e palestras. Durante as visitas, os consumidores podem trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos LED, que reduzem em até 80% o consumo, além de participar de sorteios de geladeiras e ventiladores mais eficientes.

Segundo o engenheiro especialista em eficiência energética da Energisa MS, Emerson Rivelino, a ação é voltada a famílias de baixa renda cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica ou que residam em comunidades com alta vulnerabilidade social. “Para realizar a troca das lâmpadas, os clientes devem apresentar documentos como RG, CPF, conta de luz e as lâmpadas antigas para realizar a troca”, explicou.

Paralelamente às atividades educativas, a concessionária também realiza serviços de manutenção e modernização da rede elétrica. O trabalho inclui poda de árvores próximas à fiação, substituição de equipamentos e inspeções em pontos críticos. De acordo com o gerente de construção e manutenção da distribuição da Energisa MS, Tiago Sanches, essas ações são fundamentais para preparar o sistema diante de períodos climáticos mais severos.

“Nosso trabalho se intensifica no período seco nos meses de maio a julho, com ações estruturadas de manutenção que são fundamentais para preparar a rede elétrica para os desafios climáticos e garantir o atendimento eficiente à população”, destacou. A programação segue em Campo Grande, Cassilândia, Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Coxim, Naviraí, Caarapó, Bataguassu, Sete Quedas e Juti. Em Campo Grande, por exemplo, a unidade ficará em diferentes regiões de 13 de outubro a 28 de novembro. O calendário completo das ações pode ser consultado nos canais oficiais da Energisa e nas prefeituras locais.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress