27/09/2025 18:00

27/09/2025 18:00

Projeto Ilumina Pantanal recebe prêmio por Energias Renováveis em congresso nacional

Iniciativa da Energisa MS levou energia limpa a quase três mil famílias no Pantanal e ganha novo reconhecimento em Brasília.


Da Redação

Diretor-presidente da Energisa MS, Paulo Roberto dos Santos, recebe premiação de Energias Renováveis durante o Congresso Brasileiro de Minas e Energia. (Foto: Energisa MS/Divulgação).

O projeto Ilumina Pantanal, que transformou a vida de 2.975 famílias em uma das regiões mais isoladas do Brasil, recebeu o Prêmio de Energias Renováveis do Centro de Estudos de Energia da Fundação Getúlio Vargas durante o I Congresso Brasileiro de Minas e Energia, realizado em Brasília (DF) nesta segunda (22) e terça-feira (23). A homenagem foi entregue ao diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto dos Santos, e reconhece a iniciativa que levou energia limpa e sustentável às comunidades pantaneiras.

Implantado há quatro anos com investimentos de R$ 210 milhões, o programa instalou kits solares na Serra do Amolar e em outras localidades do Pantanal. Os resultados incluem a preservação do bioma, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de ribeirinhos e indígenas da etnia guató, que hoje têm acesso a serviços básicos como refrigeração de alimentos, iluminação e ventilação.

Paulo Roberto destacou os impactos sociais e educacionais do projeto. “Na semana passada tive a oportunidade de estar com a minha equipe na região da Barra do São Lourenço, onde pudemos vislumbrar uma mudança muito positiva para as comunidades. Na Escola Estadual João Quirino de Carvalho – Toghopanãa, localizada na Aldeia guató Uberaba, encontramos a turma dos adolescentes estudando em um laboratório de informática, com ventiladores e em um ambiente muito confortável. Tudo isso só foi possível com a chegada da energia elétrica, algo que nos enche os olhos e o coração, por saber que fazemos parte dessa história”, afirmou.

O projeto já evitou a emissão de 180 toneladas de CO₂ por ano com a geração solar e armazenamento em baterias, beneficiou seis escolas e mais de 300 crianças, além de integrar o Programa de Eficiência Energética, que distribuiu mais de 650 geladeiras. O Ilumina Pantanal também conquistou reconhecimento internacional, como o 1º Prêmio Solar & Storage Live Awards 2021, na categoria inovação e geração solar.

Durante a visita às comunidades, a equipe da Energisa foi recebida na Fazenda Acurizal pelo diretor-presidente do Instituto do Homem Pantaneiro, coronel Ângelo Rabelo, parceiro da iniciativa.O congresso em Brasília reuniu secretários estaduais, representantes de agências reguladoras, executivos do setor privado, delegações internacionais e pesquisadores para debater estratégias de transição energética, mineração responsável e governança nacional. O evento buscou fortalecer a articulação entre governos, setor produtivo e sociedade, além de preparar o Brasil para a COP 30.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress