05/12/2025 06:07

05/12/2025 06:07

Programa de formação de empreendedores desenvolvido pela ONU e aplicado pelo Sebrae/MS chega a comunidades quilombolas em Nioaque

A iniciativa pioneira contou com a participação de 20 pessoas das comunidades Araújo Ribeiro, Família Cardoso, Romano Martins da Conceição e Bulhões.

Anderson Viegas e Pedro Viegas

Apresentação cultural do grupo musical e de dança da comunidade durante a entrega dos certificados (Foto: Pedro Viegas/Made in MS).

O Empretec, principal programa de formação de empreendedores no mundo, desenvolvido pela ONU há 32 anos e aplicado exclusivamente pelo Sebrae no Brasil, foi implementado em novembro deste ano pela primeira vez em comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul. A iniciativa pioneira contou com a participação de 20 pessoas das comunidades Araújo Ribeiro, Família Cardoso, Romano Martins da Conceição e Bulhões, em Nioaque, no sudoeste do estado, a 184 quilômetros de Campo Grande.

Diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça (Foto: Pedro Viegas/Made in MS).

“É o Sebrae/MS e a secretaria estadual de Cidadania (SEC) levando empreendedorismo para todos, incluindo todos, para promover o desenvolvimento de cada um dos municípios. Estamos mostrando que o desenvolvimento de um município se faz com grandes e também com a pequena empresa, com as pessoas sendo empoderadas para montar o seu negócio e fazer o dinheiro circular localmente. O Empretec é um pontapé inicial e, de agora para frente, continuamos a ajudar esses empreendedores a identificar e melhorar o seu produto e a sua gestão. Eles vão poder continuar com nossa assessoria daqui para frente também”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça.

Vitor Ramão, líder da comunidade Araújo Ribeiro (Foto: Pedro Viegas/Made in MS).

Vitor Ramão, líder da comunidade Araújo Ribeiro, destacou a importância da capacitação para os moradores. “Abriu nossa visão, nossa mente, para o que temos aqui e não estávamos sabendo utilizar. Eu trabalho com agricultura familiar, tenho produção de mandioca, abobrinha, maxixe e cana-de-açúcar. Temos hoje uma feira, em que comercializamos uma vez por mês. A ideia agora é unir todas as comunidades, fazer um planejamento e ampliar a produção e também os locais em que vendemos nossos produtos.”

Secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva (Foto: Pedro Viegas/Made in MS).

A secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, por sua vez, destacou que o oferecimento do programa de formação de empreendedores nas comunidades nasceu de uma demanda apresentada pelos próprios moradores. Ela ressaltou que implementar o Empretec no município, tanto para as comunidades quilombolas quanto para as indígenas, é uma forma de trabalhar pelo desenvolvimento local com sustentabilidade e respeito à cultura e à história dessas pessoas. Destacou ainda que, em razão dos resultados alcançados, a iniciativa deve ser levada para outros municípios.

Empreendedora Valdineia Rolão (Foto: Pedro Viegas/Made in MS).

A transformação nas comunidades quilombolas de Nioaque com o Empretec foi tão significativa que, na entrega dos certificados de conclusão do programa, no sábado, dia 29, já havia empreendedora faturando com o seu produto. Valdineia Rolão trabalhava com artesanato, mas durante a capacitação viu a potencialidade na comercialização do açaí combinado com uma fruta muito cultivada na comunidade, o abacaxi. “Está sendo um sucesso, e foi o Empretec que nos despertou, nos incentivou a buscar algo a mais para começar a lucrar”, comemorou.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress