Último encontro do ano será realizado em Dourados, reunindo especialistas e lideranças do setor sucroenergético para discutir inovação e sustentabilidade.
Da Redação

A Embrapa Agropecuária Oeste promove, no dia 23 de outubro, em Dourados, o 10º Ciclo de Seminários Agrícolas CanaMS 2025, com o tema “Preparo do Solo e Plantio”. O evento reunirá especialistas, técnicos, fornecedores e representantes do setor sucroenergético para discutir estratégias de manejo voltadas à sustentabilidade e ao aumento da produtividade dos canaviais.
Realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e pela TCH Gestão Agrícola, o seminário acontece das 8h às 16h (horário de MS) e conta com apoio da Biosul e da Sulcanas. O CanaMS 2025 tem patrocínio Diamante da Agro-X e da Kracht; Ouro da Biotrop, Euroforte e Ubyfol; Prata da Microgeo e MS Drones; e Bronze do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e da Union Agro.
A programação começa com o café de recepção às 8h e a abertura oficial às 9h. Em seguida, o diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes, apresentará a palestra de abertura sobre perspectivas e desafios do setor sucroenergético. Às 9h50, o representante da Ubyfol, Alexandre Braga, abordará formas de potencializar o desenvolvimento do canavial em anos de clima adverso.
Um dos destaques será a apresentação do pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, Geraldo Magela de Almeida Cançado, que mostrará a ferramenta de modelagem desenvolvida pela Embrapa para previsão de safra via satélite. A tecnologia utiliza dados de sensoriamento remoto e variáveis ambientais, permitindo estimar com até 80% de precisão a produtividade por talhão. “Estamos avançando para adaptar os modelos a plataformas de satélite públicas e gratuitas, o que tornará essa ferramenta ainda mais acessível ao setor”, destacou o pesquisador.
Após o intervalo para o almoço, a programação será retomada às 13h, com a palestra do supervisor agrícola de fertirrigação da Atvos, Alex Antônio Andrade, sobre o controle da mosca-dos-estábulos. Às 13h40, o consultor de produto do CTC, Guilherme Castioni, falará sobre preparo do solo voltado a um futuro de baixo carbono. Encerrando o ciclo de palestras, o fitopatologista Abel Torres e o representante técnico William Arnt, ambos do CTC, abordarão a plataforma ESFERA e as descobertas sobre a síndrome da murcha da cana-de-açúcar.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site www.cpao.embrapa.br/eventos/inscricao/CanaMS-outubro-2025. A transmissão ao vivo estará disponível no canal da Embrapa Agropecuária Oeste no YouTube (www.youtube.com/watch?v=IHRtCSxwAdA).
Com este quarto e último seminário do ano, a organização do CanaMS já planeja o 11º Ciclo de Seminários Agrícolas, em 2026. A partir do próximo ano, o formato será ajustado para dois encontros anuais, mantendo o foco técnico e a relevância dos debates que consolidaram o evento como referência no setor sucroenergético.





