Campanha contra a violência doméstica foi apresentada durante evento realizado pela prefeitura de Dourados e Agraer, que levou serviços gratuitos ao distrito.
Da Redação

A prefeitura de Dourados, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e diversas instituições, iniciou na quarta-feira (27) a ação “Agraer e Prefeitura de Dourados em Ação”, no distrito de Itahum. O evento, que prosseguiu até sexta-feira (29), ofereceu serviços de saúde, assistência social, crédito rural e previdenciários à população local e de assentamentos vizinhos.
As atividades foram concentradas na Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, com atendimentos no ginásio de esportes e na unidade de saúde. Estiveram presentes o comandante da 9ª companhia independente da Polícia Militar (9ª CIPM), tenente coronel Caramalac, o comandante do grupamento de Itahum, sargento Odacir, o prefeito de Dourados, Marçal Filho, e a diretora da escola, Maria José Lins. Também participaram a Guarda Municipal, o Centro de Controle de Zoonoses, o Cras, produtores da agricultura familiar e alunos da escola, além de moradores do distrito.
Durante a programação, a 9ª CIPM marcou presença com ações alusivas ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, integrando a Operação Shamar, de abrangência nacional. Policiais realizaram atividades de orientação sobre a importância da denúncia e sobre o acesso à rede de apoio às vítimas de violência doméstica. As iniciativas também reforçaram o papel da corporação na proximidade com a comunidade e na preservação da vida.
Além disso, o trabalho destacou o Promuse (Programa Mulher Segura), que atua em três eixos: esclarecimentos sobre os direitos previstos na Lei Maria da Penha, encaminhamento para serviços especializados e fiscalização das medidas protetivas. Segundo a Polícia Militar, o programa realiza visitas técnicas em áreas urbanas, rurais e aldeias indígenas, elaborando mapas de visitas e encaminhamentos para a rede de proteção e promovendo prisões em casos de descumprimento de medidas judiciais.
A população também teve acesso a vacinação antirrábica, atualização de vacinas, atendimento odontológico e exames gratuitos de mamografia por meio da carreta do Hospital de Amor. Serviços do INSS, como aposentadorias, pensão por morte e salário-maternidade, além de cadastros no CadÚnico e atividades de lazer promovidas pela Funed, completaram a programação.