16/08/2025 21:59

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Pequenos negócios apostam em planejamento e criatividade para vender mais no Dia dos Pais em MS

Roupas, calçados e perfumes lideram intenção de compra em data que deve movimentar R$ 297,9 milhões no estado.

Da Redação

Donos de pequenos negócios apostam na divulgação e organização estratégica das lojas para atrair clientes no Dia dos Pais (Foto: Sebrae/MS/Divulgação).

Comemorado no dia 10 de agosto, o Dia dos Pais deve movimentar cerca de R$ 297,9 milhões em Mato Grosso do Sul, somando gastos com presentes e comemorações, conforme levantamento do Sebrae/MS em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS). Do total, R$ 146 milhões devem ser destinados à compra de presentes, com gasto médio estimado de R$ 194 por consumidor. Os itens mais procurados são roupas (55%), calçados (36%) e perfumes (17%).

De olho na data, pequenos negócios em diferentes regiões do estado já se prepararam para aproveitar a alta na demanda. Em Campo Grande, o Brechó Don Adelo, especializado em moda masculina, intensificou a divulgação de camisas, calças, casacos e blazers nas redes sociais. A empreendedora Adriella Rocha explica que seguiu as orientações do Sebrae para ajustar a comunicação com o público. “Implementamos a divulgação diária nos stories com alternância entre anúncios de peças e vídeos com um modelo provando algumas delas”, disse.

Em Dourados, a Loja Popular de Confecções reforçou a exposição das peças masculinas para atrair o público. O empresário Ronaldo Gonzatti contou que, mesmo sem loja virtual, aposta em uma vitrine chamativa e variedade no estoque. “Deixamos em evidência as peças masculinas nos manequins e nas araras mais próximas à entrada da loja”, afirmou.

Já a empreendedora Rochanne Rodrigues, do Closet da Ro, também aposta na versatilidade. Com atendimento virtual e presencial na capital, ela selecionou peças que podem servir de presente para mulheres que exercem a função de figura paterna, como mães, avós e tias. “Nossas vendas não precisam parar só porque não somos daquele segmento propriamente dito, por isso devemos nos reinventar”, explicou.

Além das roupas, outros produtos seguem em destaque. Em Costa Rica, a loja Lady Shoes MS, da empresária Leidiana Alves, reforçou a divulgação de calçados masculinos e acessórios com promoções em grupos de WhatsApp e entrega por mototáxi. “Temos itens com 15% de desconto, maquininhas e aceitamos pix”, destacou.

Na capital, Maria Lucia Fialho, da empresa Pharmaceutica, preparou ações específicas na área de perfumaria e cosméticos. “Quando pensamos em perfumaria, temos um segmento maior, o de cosmética, que envolve uma variedade de produtos destinados à higiene pessoal. Para o Dia dos Pais, temos por exemplo, o shampoo e o condicionador de guavira”, disse ela.S

egundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, datas comemorativas exigem planejamento e foco na experiência do cliente. Ele recomenda ações como montagem de kits, promoções atrativas, formação estratégica de preços e formas facilitadas de pagamento. “Depois disso, a cereja do bolo é focar no bom atendimento, tanto presencial quanto virtual”, orientou.

Mais informações e dicas para empreendedores podem ser consultadas no site ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.

Legenda: Donos de pequenos negócios apostam na divulgação e organização estratégica das lojas para atrair clientes no Dia dos Pais. (Foto: Sebrae/MS/Divulgação).

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