04/11/2025 02:45

04/11/2025 02:45

Pantanal é destaque em vitrine internacional em Nova York com apoio do Sebrae/MS

Evento realizado pela Embratur, em parceria com a Fundtur MS, promoveu o turismo sustentável e a cultura pantaneira a um público global

Da Redação

Espaço da Galeria Visit Brasil em Nova York apresentou experiências imersivas que destacaram o turismo sustentável e a cultura pantaneira. (Foto: Sebrae/MS/Divulgação).

O Pantanal ganhou uma vitrine internacional em Nova York (EUA) durante a Galeria Visit Brasil, realizada de 29 de outubro a 2 de novembro, com o objetivo de promover o turismo brasileiro no exterior. O evento, promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae/MS e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), apresentou experiências imersivas que destacaram a riqueza natural, cultural e gastronômica do bioma, consolidando o Estado como destino de turismo sustentável e de base comunitária.

Segundo a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a presença da instituição na galeria reforça a estratégia de valorização dos pequenos negócios e do empreendedorismo local.

“A parceria entre o Sebrae e a Embratur, proporcionando uma galeria do Pantanal em Nova York, é uma oportunidade para que o pequeno produtor e o empresário da cadeia do turismo promovam seus atrativos e potencializem esse importante setor da economia estadual e brasileira. O turismo do Pantanal tem um papel essencial no desenvolvimento social, pois é um turismo de base comunitária, que depende do bem-estar das comunidades locais”, afirmou Amarilha. Ela destacou ainda a importância de investimentos e da confiança empresarial para fortalecer o turismo regional.

Durante o evento, a Fundtur MS lançou uma nova campanha internacional voltada à promoção de Mato Grosso do Sul como destino de natureza, cultura e hospitalidade. O presidente da fundação, Bruno Wendling, ressaltou a relevância da ação. “A relevância dessa ação é altíssima, porque os Estados Unidos são um mercado prioritário para nós. É um público com o qual temos trabalhado intensamente nos últimos três anos, e estar aqui, presencialmente, junto com a Embratur, reforçando a identidade do Pantanal e de Mato Grosso do Sul, é fundamental para fortalecer essa conexão”, destacou Wendling.

A programação incluiu rodas de conversa, apresentações culturais e encontros de negócios. Um dos momentos mais marcantes foi o cooking show comandado pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, que apresentou pratos típicos da culinária pantaneira, reforçando a identidade gastronômica do Estado como um de seus diferenciais turísticos.Empresários locais também participaram da Galeria Visit Brasil, como Roberto Klabin, da Caiman Ecoturismo, e representantes da Amolar Experience (Pure Brasil), que compartilharam experiências de turismo sustentável e convivência com a natureza.

“Para nós, empresários, é fundamental participar de uma ação como essa, que promove o destino e mostra ao mundo a importância do Pantanal para o Brasil e para toda a América do Sul. É uma região única, onde é possível apreciar de perto a biodiversidade e a cultura pantaneira”, destacou Klabin.

Ele também ressaltou o papel do Sebrae/MS na integração das comunidades locais. “Tenho uma relação muito próxima e positiva com o Sebrae, que tem sido um grande parceiro da Caiman. Graças a essa parceria, conseguimos nos aproximar das comunidades originárias da região, apoiando o desenvolvimento do artesanato e do etnoturismo, que hoje é uma atividade essencial tanto para o Estado quanto para as próprias comunidades indígenas. O Sebrae tem um papel importante de integração e fortalecimento local, porque não podemos ter ilhas de prosperidade cercadas por ilhas sem oportunidade. O que queremos é que todos evoluam, mantenham suas tradições e conservem a natureza. Esse é o verdadeiro desenvolvimento que o Pantanal representa”, completou.

Com público formado por jornalistas, autoridades, profissionais do trade turístico e influenciadores, a Galeria Visit Brasil foi realizada na Anita Rogers Gallery, em Manhattan. A ação integra a estratégia do Sebrae/MS, Fundtur MS e Embratur de posicionar o Pantanal entre os principais destinos de ecoturismo do mundo.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress