31/08/2025 08:03

31/08/2025 08:03

Missão de MS vai à Ásia em busca de investimentos e para fortalecer mercados estratégicos

Delegação composta por representantes da Fiems, governo do Estado e Sebrae/MS percorrerá Índia, Japão e Singapura entre os dias 4 e 16 de agosto com agenda voltada à internacionalização da economia sul-mato-grossense.

Da Redação

Mauricio Saito, presidente do Conselho do Sebrae/MS, Sérgio Longen, presidente da Fiems e o governador Eduardo Riedel (Foto: Anderson Viegas/Made in MS).

Entre os dias 4 e 16 de agosto, uma comitiva do Mato Grosso do Sul embarca para uma missão internacional na Ásia, com foco em ampliar mercados, atrair investimentos e consolidar parcerias estratégicas de longo prazo. A delegação é composta pela Federação das Indústrias do Estado (Fiems), governo do Estado e Sebrae/MS e terá compromissos oficiais na Índia, Japão e Singapura, priorizando setores como segurança alimentar, transição energética, infraestrutura e produção sustentável.

Durante coletiva realizada na quinta-feira (31), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou o potencial da agenda. “Estamos sentando com grandes lideranças de países estratégicos. Essa missão mostra o nosso potencial para um mercado competitivo e exigente. É dessa forma que construímos as bases para uma indústria e uma agroindústria fortes e sustentáveis”, afirmou. Longen também reforçou o compromisso do Estado com a meta de neutralização de carbono até 2030, e o papel das empresas sul-mato-grossenses nesse processo.

O governador Eduardo Riedel reforçou que a escolha pelos três países se alinha aos vetores de desenvolvimento do Estado. “Segurança alimentar, transição energética e confiança no ambiente de negócios são prioridades. Essa missão é parte de uma estratégia construída desde o início da gestão e direcionada a mercados que já demonstraram interesse concreto pelo Mato Grosso do Sul”, disse. Segundo ele, parcerias com empresas como Mitsui, interessadas em projetos energéticos e no uso do etanol, reforçam a credibilidade do Estado no cenário internacional.

Com foco em sustentabilidade e inovação, a programação da missão inclui reuniões com conglomerados como Mahindra, Tata, Aditya Birla, Sumitomo, Mitsui, RGE, Temasek e GenZero, além de encontros com autoridades locais e representantes diplomáticos. Em Mumbai, a delegação participa da LIDE Brazil Conference. Em Osaka, visitará a Expo 2025. Em Singapura, o destaque será o evento MS Day Internacional e encontros com fundos de investimento e executivos de multinacionais do setor de alimentos e bioenergia.

Segundo o diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rocha, a missão reforça o posicionamento global do Estado.  “Estamos vivendo um momento de transformação econômica e é hora de mostrar isso ao mundo. Apresentar o potencial de Mato Grosso do Sul, atrair investimentos e firmar parcerias duradouras com mercados asiáticos é o nosso principal objetivo”, afirmou.

Para o presidente do Conselho do Sebrae/MS, Mauricio Saito, a missão também representa uma oportunidade para as micro e pequenas empresas locais. “Nosso papel é articular para que essas empresas se conectem com grandes complexos industriais, fomentando o crescimento regional e criando oportunidades reais de negócios”, declarou.

Além de impulsionar a imagem internacional do Estado, a missão apresentar ao mercado asiático projetos estruturantes como a Rota Bioceânica, concessões de infraestrutura e o desenvolvimento de soluções energéticas limpas.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress