Energisa alerta para riscos e reforça preparo do sistema elétrico diante de tempestades.
Da Redação

Mato Grosso do Sul registrou cerca de 23 mil descargas elétricas em apenas 24 horas nesta quinta-feira (2), segundo levantamento do NetClima. Foram exatamente 22.745 raios, o que representa aproximadamente mil ocorrências por hora. Somente em Campo Grande, foram contabilizados 4.516 registros, demonstrando forte atividade elétrica na atmosfera.
A concessionária Energisa emitiu um alerta à população sobre os riscos relacionados a este tipo de fenômeno. De acordo com a coordenadora de Segurança da empresa, Renata Rodrigues de Paula, os raios podem provocar incêndios, quedas de energia e queima de equipamentos eletrônicos. Ela recomenda que durante tempestades a população evite o uso de aparelhos ligados à rede elétrica, mantenha distância de janelas e portas metálicas, não se abrigue sob árvores e evite locais abertos, como campos de futebol, piscinas e rios.
Um estudo do Grupo de Eletricidade Atmosférica, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, coloca Mato Grosso do Sul entre os estados com maior densidade de raios no Brasil. O gerente de operações da Energisa MS, Helier Fioravante, explica que a região está sujeita a eventos extremos e que a empresa tem adotado medidas para garantir o fornecimento de energia. “Nós nos preparamos cada vez mais para atuar durante as tempestades, cada vez mais recorrentes até o final do verão”, afirma.
A concessionária informou ainda que possui um plano de contingência com protocolos específicos para minimizar os impactos no sistema elétrico e assegurar a continuidade do fornecimento. O monitoramento das condições climáticas é feito em tempo real para que as equipes possam agir de forma estratégica durante episódios de severidade climática.
Em casos de interrupção no fornecimento, a orientação é que os clientes comuniquem imediatamente o problema pelos canais oficiais de atendimento: telefone 0800 722 7272, aplicativo Energisa On disponível para Android e iOS, Agência Digital no site energisa.com.br ou pelo WhatsApp da atendente virtual Gisa, acessível em www.gisa.energisa.com.br.