Publicação será lançada no dia 18 de junho, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Da Redação

A história de vida e carreira do juiz aposentado Aleixo Paraguassu Netto, um dos nomes mais marcantes da magistratura sul-mato-grossense, ganha as páginas de um livro. Intitulada “Vontade Indomável – A História de Aleixo Paraguassu”, a obra será lançada no próximo dia 18 de junho, às 17h, na Galeria dos Desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
Escrita pelas autoras Helen Suzuki e Rachel Anderson, a biografia apresenta um retrato humanizado de Aleixo Paraguassu, destacando episódios pessoais e profissionais de sua trajetória no serviço público. O lançamento contará com a presença de familiares, amigos e colegas que acompanharam sua caminhada ao longo dos anos.
“É uma biografia simples, de um homem simples, mas que retrata muito bem algumas passagens da minha vida, principalmente na magistratura. É um livro escrito em uma linguagem coloquial, sem pretensões literárias maiores”, define Aleixo Paraguassu Netto.
Formado em Direito, o juiz aposentado também deixou sua marca fora dos tribunais, tendo exercido cargos importantes na administração pública, como secretário de Segurança Pública, secretário de Educação e presidente do Conselho Estadual do Negro. “Há um adágio inglês que diz que a terra da gente é onde a gente sai com os pés e deixa o coração. A minha terra, até o fim da vida, será a magistratura”, completa.
O processo de elaboração do livro durou cerca de um ano e foi construído a partir de uma série de depoimentos prestados à escritora Rachel Anderson. “Eu fui relatando para ela os episódios da minha vida e da minha carreira, e eles deram um ordenamento na minha narração para transformá-la neste livro. Depois, o material passou por um processo de revisão — feito pela jornalista Helen Suzuki, de Curitiba — e, por fim, foi impresso aqui em MS pela Gráfica do Oeste”, detalha Aleixo.
Segundo ele, a publicação só se tornou realidade graças ao incentivo da neta, Bianca Paraguassu. “Eu não queria a publicação da biografia, por causa do meu jeito de ser mais discreto. Achava que poderia parecer pretensão da minha parte, então relutava muito, mas não resisti à insistência dela, talvez querendo juntar histórias do avô querido para ler depois”, revela.
A biografia conta com prefácios assinados pela jornalista Helen Suzuki e pelo advogado aposentado Carmelino de Arruda Rezende, colega de Aleixo nos tempos da Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, com quem mantém uma amizade de mais de seis décadas.
Uma vida dedicada ao serviço público
Natural de Belo Horizonte (MG), Aleixo Paraguassu ingressou ainda jovem na vida profissional e na carreira militar. Casou-se, teve filhos e voltou aos estudos, formando-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro.
Ingressou na magistratura em 1974, na comarca de Rio Brilhante, e passou por Bataguassu, Dourados e Campo Grande, antes de se aposentar e assumir, em 1983, a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Em 1987, assumiu pela primeira vez o cargo de secretário de Estado de Educação, função que voltaria a exercer entre 1995 e 1997.
Também presidiu a Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), coordenou o Controle Interno do TRE/MS, foi presidente da Escola de Governo do Estado, assessor jurídico da Presidência do TRE/MS e presidiu o Conselho Estadual de Desenvolvimento e Defesa dos Direitos do Negro (Cedine).
Em 2003, fundou o Instituto Luther King, voltado à inclusão educacional e social, em Campo Grande. Aleixo Paraguassu também atuou como professor em instituições como a Universidade Católica Dom Bosco, a Unigran (Universidade da Grande Dourados), a Escola Superior da Magistratura (Esmagis) e a Escola de Polícia do Distrito Federal.